Problema com conexao e netbeans

Opa,

eu fiz uma aplicação no netbeans, utilizando matisse, que conecta no banco de dados. Quando eu executo através do netbeans o programa conecta sem problemas, mas se eu tento executar diretamente o jar, ele não conecta.

acredito que seja problema no classpath, que nao deve encontrar o driver do mysql, mas não sei como resolver, ou como fazer o netbeans configurar esse classpath.

já tentei passar por parâmetro através da linha:

java -cp .\lib<nome do driver> -jar

mas isso também não funcionou, alguem tem alguma ideia??

valew

Palilo,

Se vc fez a aplicação no netbeans e adicionou o .jar contendo as classes de conexão do FireBird ao seu projeto, basta digitar

java -jar

Quando vc manda construir o projeto, ele copiar os .jars utilizados no projeto dentro da pasta lib, que por sua vez está na pasta dist.

Então cara,

eu estou utilizando o mysql, e eu adicionei o jar do driver em libs e tal, depois dei o build no netbeans, dai ele copiou o driver do mysql na pasta dist\lib, eu tambem achei que seria só fazer java -jar , mas se fizer assim ele nao conecta no banco, aparentemente precisa de alguma outra configuração…

se alguem tiver outra sugestao, será bem vinda

galera, alguem sabe como resolver???

tenho certeza que a solução nao é muito complicada, provavelmente é um detalhe besta, mas esses sao os mais dificeis de resolver, pelo menos para leigos como eu…

t+