Problema com configuração

Pessoal,
Boa tarde, por ser iniciante na arte de programar estou penando e não encontro a solução pra um erro do meu aplicativo qd tento conectar ao Postgre usando o Eclipse, o erro é: SQL Error: java.sql.SQLException: No suitable driver 0 08001
Um colega daqui desse portal me ajudou dizendo quais os possíveis erros,mas gostaria de uma ajuda em cada um deles pois não tenho tanta familiaridade pra resolver de cara o problema.
Por exemplo, ele disse que um dos problemas é o drive não foi encontrado.
Fiz o seguinte,no meu projeto no Eclipse adicionei o arquivo pg72jdbc2.jar mas não sei se tem que ir no painel de controle verificar o ODBC para Postgre,se bem que existe o drive para o mesmo lá. E tb verifiquei que tem que setar a CLASSPATH e a JAVA_HOME,mas como faço isso? no meu pc existem dois autoexec.bat e não sei se é em um deles que tenho que setar essas variaveis ou no próprio Eclipse,visto que é a primeira vez que tento “bulir” na ferramenta.

Outro levantamento do colega é que o nome do driver está errado,mas verifiquei que o drive padrão do postgre é “org.postgresql.Driver”, que é o que eu uso, e por fim ele disse que o string da conexão está errada

  • O nome do driver está errado ( se estiver utilizando Class.forName )
  • O string de conexão está errada , aí fiquei em dúvida, pois vi duas formas de configurar o DriverManager, uma é usando :
    String data = “jdbc:postgresql://localhost:5432/tabelionato”;
    Connection conn = DriverManager.getConnection(data,"","");
    e outra forma seria:
    Connection conn = DriverManager.getConnection(jdbc:odbc:tabelionato","","")
    Testei com as duas formas mas não consegui, bem quem puder me esclarecer de alguma dessas dúvidas,ficaria muito agradecido, pois sendo iniciante em Java, fica complicado aprender tudo sozinho…

Primeiro, esqueca ODBC. Voce nao precisa disso para conectar ao postgresql. Depois, se voce estiver testando a aplicacao de dentro do Eclipse, o JAR tem que estar referenciado no teu projeto. Para isso, clique com o botao direito do mouse no nome do projeto, vam em Properties -> Java Build Path -> Libraries -> Add Jar / Add External Jar.

Para conectar no banco, faca a sua String de conexao assim:

jdbc:postgresql://localhost/nomeDb??user=nome_usuario&password=senha

O Class.forName() que voce tem que executar eh com o org.postgresql.Driver mesmo.

Rafael

em anexo um exemplo

mas da uma olhada na configuração do postgres veja se ele ta aceitando conexoes via socket de outros IP

ah… nao esquece de colocar no classpath o jar do jdbc

qualquer coisa pode md mensagem q eu t ajud