Problema com datas JSF + JPA

Olá pessoal, blz? Seguinte, estou com um problema inusitado aqui (pelo menos para mim). Seguinte, em uma tela de uma aplicação que estou ajudando a desenvolver aqui no trampo, existe uma table (rich:dataTable) onde um dos atributos exibidos é uma data (Date). Então, para ter uma apresentação melhor, optei por usar um converter. Mas observamos que o converter(f:convertDateTime) ‘não estava funcionando’ ao ponto de decidirmos fazermos nosso próprio converter. Daí foi quando descobri que ao invés de chegar o parâmetro object como java.util.Date ao método getAsString, ele está chegando como String, no formato retornado do toString do objeto Date. Daí descobri o pq, do convertDateTime do JSF ‘não estar funcionando’. Consegui contornar o problema fazendo o reverso (usado parse do DateFormat) porém, isso é um baita de um gato (ou workarround, como queiram) pois, se continuar assim vou ter que fazer parse para ‘todos os formatos’ de data imagináveis. Outra coisa que observei é que a data volta da consulta como java.sql.Date e não java.util.Date.

Alguém já passou por algo parecido? Valeu!

Paz e bem!