Boas pessoal,
Estou aqui com um problema numa animação de um jogo, para detectar a intersecção entre um míssil (rectangle2D) e um planeta (ellipse2D) que sofreu uma transformação geométrica (rotação) e está a rodar em torno do sol.
Aqui tenho parte do código em questão, para seguirem a sequência:
... ... ...class GamePanel extends JPanel implements Runnable, KeyListener
{
//...
//...
Rectangle rectMissile = new Rectangle(missilePath, 300, 80, 10);
Ellipse2D elliMars = new Ellipse2D.Double(MARS_CENTER_X, MARS_CENTER_Y, 25, 25);
Ellipse2D elliMercury = new Ellipse2D.Double(MERCURY_CENTER_X, MERCURY_CENTER_Y, 15, 15);
//...
//...
}
public void paintComponent(Graphics g)
{
super.paintComponent(g);
Graphics2D g2 = (Graphics2D)g;
//...
//...
g2.setColor(Color.YELLOW);
g2.fill(rectMissile);
//...
//...
Antarctic an = new Antarctic(220, 510);
g2.translate(70, 0);
continentTx.setToRotation(Math.PI / 8.5);
g2.scale(0.9, 0.9);
Shape shape3 = continentTx.createTransformedShape(an);
g2.setPaint(gradient2);
g2.fill(shape3);
//...
//...
//****** Agora a parte importante ******
//...
//...
//Translation to the center of the sun (to make planets orbit around it)
g2.translate(800, 325);
//Planet geometric transformations and drawing
AffineTransform planetTx = new AffineTransform();
planetTx.rotate(marsTetaAngle / 90);
Shape marsShape = planetTx.createTransformedShape(elliMars);
g2.setColor(new Color(150, 0, 100));
g2.fill([b]marsShape[/b]);
planetTx.setToRotation(mercuryTetaAngle / 60);
Shape mercuryShape = planetTx.createTransformedShape(elliMercury);
g2.setColor(new Color(100, 150, 0));
g2.fill([b]mercuryShape[/b]);
if ([b]mercuryShape[/b].intersects(rectMissile)|| [b]marsShape[/b].intersects(rectMissile))
{
lost = true;
reset();
}
}
Ora aqui é que não estou a conseguir detectar nada. O rectângulo (rectMissile) passa "por cima" dos planetas (mercuryShape ou marsShape).
Eu já tentei fazer esta rotação com coordenadas polares matemáticamente e funcionou direito, pois aí ñ é preciso criar nenhuma rotação afim no java, pois ela é feita á mão matemáticamente e nessa altura a detecção que eu fiz foi feita da seguinte forma e funcionou direito:
//...
fill([b]elliMercury[/b]);
//...
fill([b]elliMars[/b]);
if (elliMercury.intersects(rectMissile)|| elliMars.intersects(rectMissile))
{
lost = true;
reset();
}
}
O problema é que isto é para uma cadeira de universidade e o professor quer que apliquemos uma rotação da outra forma, com transformação afim e não calculada matemáticamente por coordenadas polares.
Reparam que aqui estou a desenhar e a testar DIRECTAMENTE as shapes criadas lá em cima enquanto da forma que o professor quer, temos que usar:
AffineTransform planetTx = new AffineTransform();
//...
//...
Shape mercuryShape = planetTx.createTransformedShape(elliMercury);
e o fill (o desenho) já passa a ser não do elliMercury ou elliMars mas sim da shape transformada pelo AffineTransform (mercuryShape ou marsShape)
Não sei se o erro estará por aqui mas já tentei dar voltas a isto e não consigo resolver.
Sendo a rotação afim interna aplicada directamente sobre as shapes e não sendo necessário actualizar as coordenadas x e y de cada planeta em todo o instante (como o era no calcula pelas coordenadas polares), eu pergunto se o problema tb poderá estar aí, visto que usando este método AffineTransform para transformar a shape planeta apenas necessito de passar o ângulo que quero que o plaeta rode em torno do sol e actualizar esse ângulo com a velocidade do planeta e isso eu já faço numa função para o efeito:
public void marsIssues()
{
if (elliMars.intersects(rectMissile)) //Reset the game if missile hits planet mars
{
lost = true;
reset();
}
marsTetaAngle = marsTetaAngle + marsSpeed; //Ângulo do planeta a ser actualizado com a velocidade
}
public void mercuryIssues()
{
if (elliMercury.intersects(rectMissile)) //Reset the game if missile hits planet mercury
{
lost = true;
reset();
}
mercuryTetaAngle = mercuryTetaAngle + mercurySpeed; //Ângulo do planeta a ser actualizado com a velocidade
}
Eu aqui até testo de novo a intersecção entre missil e planeta, mas em vão, pois tb ñ funciona.
Estas duas funções (além de outras) são depois chamadas no run() para serem executadas em loop pois é um jogo..
Basicamente o que eu quero testar é a colisão entre os planetas (ellipses2D que sofreram a transformação afim e que giram em torno do sol, constantemente) e o míssil (rectângulo2D que é disparado e fica também em movimento..)
Podem me ajudar por favor? Parece complicado mas não é acho eu... :roll:
Abraço à comunidade,
J Amorim
Portugal