Problema com Encode + Ajax + V-Raptor [RESOLVIDO]

Pessoal,

Estou com uma aplicaçao que possui diversas requisições em Ajax, porém em uma parte do projeto, mas especificamente em uma jsp, os caracteres estão chegando no Controller estragados.
Ja fiz de tudo e não achei um modo de consertar,
Em todas as minhas jsps eu coloquei:

No meu web.xml coloquei:

<context-param>  
      <param-name>br.com.caelum.vraptor.encoding</param-name>  
      <param-value>UTF-8</param-value>
</context-param>  [/code]

todos os codigos ajax seguem o padrão:
[code]$.ajax({
			url : "<c:url value='endereco aqui' />",            
			data : $("#formulario").serialize(),
			dataType : "html",
			timeout : "60000",
			type : "POST",
			error : function(a, b) {
				console.info(a, status, b);			 

}, 
			beforeSend: function() {				

} ,
			success : function(data) {
				$('#div').html(data);

}

Mas continua, em uma determinada parte da aplicação funciona, mas no resto os caracteres aparecem estranhos no controller.
Alguem tem ideia do que pode ter errado? O que poderia causar o funcionamento em uma jsp e nas outras não?

Detalhe: Se eu troco no web.xml para:

<param-name>br.com.caelum.vraptor.encoding</param-name> <param-value>ISO-8859-1</param-value>
No lugar que funcionava para de funcionar, mas em todo resto da aplicação fica de boa.

Ajudem

Colocando em dois lugares System.out.println(request.getCharacterEncoding());, um lugar que funciona e outro que não funciona,
em ambos imprime lo que era de esperar: UTF-8

Mas um imprime o conteudo do form: “não” e o outro imprime: “n?”

Depois de ter entrado em desespero e resolver criar a jsp toda do zero descobri o problema, e to postando
Galera do desenv frontEnd colocou um import de um .js que faz isso:

if(navigator.appName!='Microsoft Internet Explorer')//verificar se eh ie { console.log("Funcionou navigador &#65533; " + navigator.appName); jQuery.fn.extend({ param: function( a ) { var s = []; if ( a.constructor == Array || a.jquery ){ jQuery.each( a, function(){ s.push(unescape(encodeURIComponent(escape(this.name))) + "=" + unescape(encodeURIComponent(escape(this.value)))); }); } else{ for ( var j in a ) if ( a[j] && a[j].constructor == Array ) jQuery.each( a[j], function(){ s.push(unescape(encodeURIComponent(escape(j)) + "=" + encodeURIComponent(escape(this)))); }); else s.push(unescape(encodeURIComponent(escape(j)) + "=" + encodeURIComponent(escape(a[j])))); } return s.join("&").replace(/ /g, "+"); }, serialize: function() { return this.param(this.serializeArray()); } }); }

Não sei exatamente o que ele faz, mas ele tava estragando tudo, ranquei ele fora e funfou.
Resolvido na mais pura sorte.