ola sou iniciante em redes e tenho um problema:
Uma determinada empresa com sede em SPO e mais 200 filiais espalhadas pelo Brasil, que está usando endereçamento reservado Classe A, possui o seu maior prédio em Curitiba, com 32 andares e 4 alas por andar e 60 máquinas por ala. Preciso criar um esquema para visualizar os Host, Ala, Andar e Cidade.
fiz a mascara da seguinte : 127.255.255.127
no 3 octeto eu coloquei junto andar e ala isto ultrapassa um octeto então
peguei um bit do quarto octeto diminuindo assim o numero de hosts totais
que eu posso ter… mas como precisa so de 60 isto pode resolver meu problema… isto esta correto? posso usar o 3 octeto para representar
andar+ala e como ele passa de 8 bit diminir um do ultimo octeto?
Tem que ser via máscara IP? Não pode usar 192.168.xxx.xxx, dar nome as máquinas e usar DHCP?
sim tenque ser via mascara ip
Eu acho que fazendo isso fica um pouco dificil de identificar “de olho” onde está a maquina. Não seria possivel usar o segundo e terceiro octetos para Andar e Ala, e o quarto para identificar a maquina?
mas e as filiais? preciso da mascara que identifique a rede da empresa,
as filiais, andares, alas e hosts.
Ah é mesmo, não percebi as filiais… Então realmente tem que ser alguma solução desse tipo que voce colocou.
Tambem pensei numa alternativa: Representar no terceiro octeto o andar e a ala, assim:
6 primeiros bits = andar (vai até 64)
2 ultimos bits = ala (vai até 4)
Embora tambem tenha o mesmo problema: não é possivel visualizar de imediato “o que é o que”. Nao tem como escapar disso, só tem que escolher o jeito que para voce ficar mais facil de administrar.