Problema com estrutura o que devo fazer

Galera bom dia, tenho uma aplicação e um banco de dados em uma maquina servidora, as maquinas que estão localmente nesta maquina roda tudo tranquilamente bem sem problema de travamentos e etc… porém em um outro endereço tenho mais 2 maquinas com processador memoria tudo bonitinho, porem as consultas do banco são remotamente né não são local obviamente. Bem o servidor de Aplicação que uso é o TomCat e o banco de dados SQL-server, ai me pergunto pq local as consultas e exibições de dados são RÁPIDOS e remotamente são extremamente LENTO!! Há que eu possa fazer para melhorar esta estrutura ?

Agradeço a atenção de todos.

Oi, Samuel.

Se entendi bem a sua questão, a consulta local é rápida e a consulta remota é lenta, não é isso?

Se for o caso, começo com uma questão extremamente básica: você está considerando a velocidade da sua internet/rede? A consulta remota vai trafegar na internet ou rede, e a consulta local pode ser na própria máquina ou numa rede local rápida.

É por aí ou estou sendo básico demais?

Sds,
Almir.

Por favor, ao postar tópicos, evite usar marcações inúteis no título, tais como [Dúvida], [Ajuda] ou [Urgente].

Considere o tráfego da rede como já foi dito, firewalls, carga do SGBD, etc. Você verificou esses pontos?