Problema com geração de relatório e versão da jvm

Gente, percebí um sério problema quando eu tento gerar um relatório que eu fiz aqui no i-report:
Eu tenho instalado na minha máquina o java 1.5 e o java 1.4.2.04, mas eu tô usando o java 1.5 prá fazer tudo (já que é esse diretório que está setado nas variáveis de ambiente !).

Quando eu compilo e rodo um programa prá abrir um relatório do i-report no ambiente java 1.5 ele dá a seguinte mensagem de erro:

" Exception in thread ‘main’ java.lang.UnsupportedClassVersionError: Relat (Unsupported major.minor version 49.0) …"

Mas, percebí que se eu compilo o programa com o COMPILADOR JAVA 1.4.2.04, e RODO o programa com o compilador pelo java 1.5 ele gera o meu relatório certinho.

Achei estranho porque eu tenho a última versão do i-report, a última versão do jasperreports e no site do i-report ele fala desse problema e diz que a última versão do i-report é compilada com o java 1.5.

Não deveria ser tudo compatível? Sería algum problema do java 1.5 ?

Percebí tambem que o meu projeto final da faculdade, que foi feito num netbeans 4.0 com java 1.5 não roda no notebook do meu professor com o mesmo netbeans 4.0 mas com java 1.4.2.04. Neste caso acontece o mesmo erro descrito acima.
O que está acontecendo ???

Esse erro ocorre porque as VMs só rodam código criado com a sua versão ou inferior, nunca uma superior.

Isso significa que tem alguma coisa bagunçada no seu ambiente :wink: