Problema com imagens

Os meus .jar sempre tem o problema com imagens. Ao executar pelo NetBeans ele executa normalmente mas se executo pelo .jar sempre dá erro ao Instanciar a imagem.
Li em alguns topicos passados que isso pode ser corrigido se usar o getResourceAsStream() ao inves do getResource().

Gostaria de sabe se com o getResourceAsStream() realmente funciona as imagens ou se alguem sabe de outra forma de solucionar este problema…
Se posível uma explicaçãozinha rapida de como usar o getResourceAsStream().

Valeu…

Cara… já que você usa o NetBeans, deve utilizar as facilidades que ele trás pra vc… não sei qual a sua versão do NetBeans, mas vc cria um diretório de imagens na própria aplicação… e depois só adiciona essa imagem pela própria aba Properties da IDE… vale a pena dar uma conferida… o próprio NetBeans gera o código pra vc…

num entendi…
como assim cria um diretorio de imagens na aplicação ?

outra coisa q tenho q falar é que eu preciso manipular as imagens por código…

se tiver como vc me explicar como faz isso… meu NetBeans é o 6.0.1…

valeu

Nada a ver. getResourceAsStream e getResource funcionam da mesma maneira, quando o assunto é localizar a imagem.

Porém verifique se as letras maísculas/minúsculas foram digitadas corretamente. Quando o Java busca uma imagem no Windows, o SO ignora o case. Mas, no .jar, o Java não fará isso.

Também certifique-se que a estrutura que vc tem no netbeans está sendo mantida no seu .jar. As imagem deve estar no seu classpath e obedecem as mesmas regras de pacotes de qualquer classe.

Quanto a dica do Adriano, eu até concordo. Mas é melhor primeiro você entender o problema e saber soluciona-lo, do que partir direto para a IDE e ignorar a forma como o Java funciona.

Soluções baseadas em “clicar no botãozinho dentro da [INSERT YOUR IDE NAME HERE]” são receitas para desastre. Programação RADioativa que atrela o desenvolvedor a alguma IDE e ao mesmo tempo cria uma caixa preta misteriosa no projeto que ninguém sabe o que tem dentro.
Se quer aprender a fazer, aprenda a fazer certo.

[quote=ViniGodoy]Porém verifique se as letras maísculas/minúsculas foram digitadas corretamente. Quando o Java busca uma imagem no Windows, o SO ignora o case. Mas, no .jar, o Java não fará isso.
[/quote]

Cara era isso…
Nem tinha atinado pra isso… o problema era que a extensão tava maiuscula.(imagem.GIF) e no projeto tava colocando minusculo…

Agora funcionou… o .jar roda em qualquer diretório carregando as imagens normalmente…

Valeu ViniGodoy pelo toque, nunca ia pensar nisso…

e valeu tbm victorwss e adriano_si …