Problema com Impressão ECF

Olá pessoal! Na minha aplicação estou precisando fazer interação com impressora fiscal, mais especificamente da Bematech e não-térmica. Até então tudo bem, já fiz a comunicação, abertura de cupom, fecha, cancelamento, bla bla bla bla… tudo de acordo com o Jar disponibilizado no site da bematech. Porém, não estou conseguindo fazer a venda do item. Quando mando os parâmetros para o método vendaItem(), nada ocorre e não retorna erro algum. Alguém saberia me informar o que poderia ser?

Oi,

Pegue o retorno da função ( crie um int para isso ) e teste os resultados a seguir:

[quote]Possíveis retornos da Função (INTEIRO):

0: Erro de comunicação.
1: OK.
-2: Parâmetro inválido na função.
-3: Alíquota não programada.
-4: O arquivo de inicialização BemaFI32.ini não foi encontrado no diretório de sistema do Windows.
-5: Erro ao abrir a porta de comunicação.
-27: Status da impressora diferente de 6,0,0 (ACK, ST1 e ST2). [/quote]

veja ai qual é o retorno.

Deu o erro -2
Estou usando o seguinte comando para testar:

int i = bema.VendeItem(codigoProduto.getText(), produtos.getSelectedItem().toString(), "t", "t", "t", 2, "t", "t", "t");

Você tem o arquivo BEMAFI32.chm?? Nele vc tem exemplos de uso, não basta somente atender aos tipos e quantidades de parametros solicitados na função, por exemplo:

[code]
// Exemplo em Delphi
cCodigo := ‘123’;
cDescricao := ‘Caneta’;
cAliquota := ‘1200’;
cTipoQtde := ‘I’;
cQtde := ‘10’;
iCasasDecimais := 2;
cValor := ‘0,25’;
cTipoDesconto := ‘%’;
cValorDesc := ‘0000’;

iRetorno := Bematech_FI_VendeItem( pchar( cCodigo ),
pchar( cDescricao ),
pchar( cAliquota ),
pchar( cTipoQtde ),
pchar( cQtde ),
iCasasDecimais,
pchar( cValor ),
pchar( cTipoDesconto ),
pchar( cValorDesc ) ); [/code]

viu que uns dos parametros indica se o desconto é em percentual ou em valor??? vc passou um simbolo “t” que ele não esperava…tente usar valores reais que vai funcionar, tente com os valores iguais a esse exemplo.

Entendi, vou verificar se tenho esse arquivo. E aproveitando que vi ai seu post, aqui na empresa o pessoal do Delphi deve ter então esses exemplos. Vou dar uma olhada. Valew cara! Qualquer coisa posto aqui novamente.

Você vai achar tudo no mesmo local, onde vc despejou seu jar??? A Bematech disponibiliza tudo junto, dll, jar, chm e cia no arquivo compactado… qualquer falta ou mesmo queira pegar a versão mais nova vai no SITE. :wink:

Achei tudo aqui. Valew!

Pessoal,

Aproveitando o assunto, para eu fazer um módulo de impresão fiscal, eu preciso apenas passar esses valores necessários para a impressora, e ela mesmo se responsabiliza pelos cálculos?? ou eu tenho q seguir alguma especificação para ECF?? se tenho, onde eu posso conseguir?? Algum órgão tem que validar esse módulo??

Agradeço a ajuda,

att

Fernando Rosa

[quote=Fernando Generoso da Rosa]Pessoal,

Aproveitando o assunto, para eu fazer um módulo de impresão fiscal, eu preciso apenas passar esses valores necessários para a impressora, e ela mesmo se responsabiliza pelos cálculos?? ou eu tenho q seguir alguma especificação para ECF?? se tenho, onde eu posso conseguir?? Algum órgão tem que validar esse módulo??

Agradeço a ajuda,

att

Fernando Rosa
[/quote]

Quanto a esses cálculos seja mais específico, pois não sei do que tá falando (seria o da impressora calcular o valor do item???), sobre a “validação” existe sim a necessidade legal de que seu software esteja homologado (vc vai deixar com ele uma versão de seu software e se mecher tem que homologar novamente…entre outras coisas), para tanto existem empresas que prestam esse serviço de homologação (vc tem que submeter seu software a um teste composto de muitos pontos e o mesmo deve passar em todos), procure uma em sua cidade.

Então…

Os cálculos que falo sáo cálculos de imposto, CFO, etc… Que dados eu precisaria passar para a bematech para emitir o cupom fiscal?? onde eu acharia um manual para construir um módulo de ECF??

att

Fernando Rosa

Trabalhando com ECF pelo menos os registros 60 do sintegra não precisaria fazer conta não, já que a própria impressora fornece através de relatórios gerenciais esses registros.

Suporte ao desenvolvedor Bematech
Download de manuais, driver e cia

lembrando que a Bematech não é a única fornecedora desse tipo de equipamento (se não o povo vai pensar que sou da Bematech), temos ainda a DARUMA, SWEDA, EPSON…os fabricantes tem muito interesse que sejam desenvolvidas soluções para seus equipamentos (claro quem usar seu software vai usar o produto deles), logo fornecem sempre suporte, dicas, manuais…desenvolver assim é moleza!!! :wink: