Problema com Ireport

Boa Tarde,

Estou com problema para gerar relatorios eles funcionam pois eu tenho que colocar o .jasper e o .jrprint na pasta que irei instalar o sistema, antes de gerar o .jar eu gostaria de gerar o .jar e onde eu colocar o sistema os relatorios funcionem.vou explicar como eu faço e se alguem tiver uma sugestão eu agradeço

primeiro eu crio o relatorio no ireport e salvo na pasta que eu escolho como o .jasper e o .jrprint, depois no netbeans crio a coneção.

[code] private static Connection getConnection() throws
ClassNotFoundException, SQLException {
String driver = “com.mysql.jdbc.Driver”;
String url = “jdbc:mysql://localhost:3306/laguna”;
String user = “root”;
String password = “admin”;

Class.forName(driver);
    Connection con = DriverManager.getConnection(url, user, password);
    return con;
}[/code]

depois chamo o relatorio

[code]public void setRelatorio3() throws JRException, Exception {

Connection con = getConnection();
    Statement stm = con.createStatement();
    String query = "select * from associado order by nome";
    ResultSet rs = stm.executeQuery(query);

System.out.println(query);

JRResultSetDataSource jrResult = new JRResultSetDataSource(rs);

Map parameters = new HashMap();

JasperFillManager.fillReportToFile("C:\\2PHSoftware\\Social\\Relatorios\\AssociadosCadastrados\\associadoscadastrados.jasper", parameters, jrResult);

/* Visualiza o relatório */
    JasperViewer.viewReport("C:\\2PHSoftware\\Social\\Relatorios\\AssociadosCadastrados\\associadoscadastrados.jrprint", false,false);
}[/code]

como podem ver eu coloco o caminho completo de onde estara o relatorio, ai sou forçado e colocar o sistema nesta pasta gostaria que onde o sistema fosse o relatorio ir junto com o .jar

Obrigado

Cria um InputStream e seta ele assim:

is = this.getClass().getResourceAsStream("seuRelatorio.jasper");

Nesse caso, botando apenas o nome do arquivo jasper, ele tem que estar na mesma pasta do arquivo.java dessa classe.
Senão, é só fazer assim (exemplo):

is = this.getClass().getResourceAsStream("\\Relatorios\\AssociadosCadastrados\\seuRelatorio.jasper");

E depois faz isso:

JasperFillManager.fillReportToFile(is, parameters, jrResult);  

nao deu fiz isso

[code]public void setRelatorio() throws JRException, Exception {

Connection con = getConnection();
    Statement stm = con.createStatement();
    String query = "select * from users;";
    ResultSet rs = stm.executeQuery(query);

System.out.println(query);

JRResultSetDataSource jrResult = new JRResultSetDataSource(rs);

Map parameters = new HashMap();
    //InputStream is = new InputStream();
    java.io.InputStream is = this.getClass().getResourceAsStream("user.jasper");

is = this.getClass().getResourceAsStream("\\rel\\users\\user.jasper");  

//JasperFillManager.fillReportToFile(is, parameters, jrResult);

//JasperFillManager.fillReportToFile("C:\\2PHSoftware\\Social\\Relatorios\\Aniversariantes\\aniversariantes.jasper", parameters, jrResult);

/* Visualiza o relatório */
   // JasperViewer.viewReport("C:\\2PHSoftware\\Social\\Relatorios\\Aniversariantes\\aniversariantes.jrprint", false,false);
}[/code]

o JasperFillManager.fillReportToFile(is, parameters, jrResult); esta dando erro

Olá, eu comecei a trabalhar a pouco tempo com iReport. Eu instalei o plugin pro netbeans, porém não está criando a pasta iReport dentro da pasta do netbeans. Logo não posso importar as bibliotecas para o meu projeto. Alguém sabe o que está dando errado? obrigado!