Olá pessoal,
estou com um problema com o ireport que é o seguinte…
tenho um relatorio “mãe” que chama um subrelatorio itens , este subrelatorio busca no banco de dados os itens cadastrados para aquela determinada nota, mas os itens estao sendo dinamicos(por exemplo vem 1 item ele faz um quadrado só e assim por diante).
Eu queria fazer 20 itens na primeira folha se vier 1 item só ele fica com 19 espaços em branco , mas qdo vier 23 itens , seta 20 itens na primeira e mais 3 itens na segunda folha.
Não sei se deu pra entender, mas seria mais ou menos como ficar estático na primeira folha e dinâmico na segunda.
Se alguem ja passou por este problema ou tenha uma ideia para este problema eu agradeço.
[]'s
Não entendi muito bem essa história de subrelatório, mas acho que o jeito correto é você criar um Report Group para as notas, assim, cada item será listado para sua respectiva nota.
Quanto a listar os itens é tudo dinâmico, não sei como fazer exatamente 20, pra mim, essa listagem é definida de acordo com o tamanho da página, do cabeçalho e do rodapé.
ele ja esta sendo usado grupo, mas como são select diferentes(pois o select dos itens tem q retornar varias linhas) eu tenho que colocar ele em um subrelatorio… Mas o problema mesmo é no estático e dinâmico… se alguem souber eu agradeço
[]'s
Olá guilhermetn3,
Eu acho que entendi seu problema sim, é como quando fazemos impressão em pré-impressos de NF, vc precisa que sempre saiam 20 itens, SEMPRE! Se não der 20 imprime linhas em branco até dar, se der mais quebra e joga pra próxima página.
Bem, não consegui pensar uma forma melhor de fazer isso senão a coisa feia de deixar as linhas fixas e preenchê-las em tempo de execução. É a antiga forma de fazer impressão de NF, mas no seu caso, não tô vendo outro jeito.
Se a questão fosse apenas imprimir 20 itens e mudar a página, vc poderia fazer algo passando as clausulas limit no seu SQL, de forma q fossem selecionados sempre no máximo 20 itens. Só que no seu caso tem ainda a questão de preencher com linhas em branco… por isso que eu digo, acho que só vai conseguir deixando as 20 linhas fixas, então vc pode usar um Scriptlet pra selecionar o que deseja e preencher as informações em cada linha.
Bom, não sei se ajudei… foi só uma idéia, não muito “elegante”, mas uma idéia.

Olá Renata ,
Derrepente vc pode me ajudar no tipo , se meu select retornar 1 item só como faço pra preencher 19 espaços em brancos?
E se possivel pode coloca um exemplo deste Scriptlet? Seria do tipo dentro do xml abre um codigo java e faz um FOR para retornar quantos itens vem?
Mas se vc conseguir me postar um exemplo ajudaria um monte 
[]'s
Eu já respondi vários tópicos sobre scriptlets aqui no guj. Dê uma pesquisada que vc encontra. Entre eles têm esse aqui em que eu uso um ex: http://www.guj.com.br/posts/list/19107.java
O objetivo do Scriptlet é poder fazer executar algum comando durante a impressão de seu relatório. Vc pode por ex programar para que algo seja feito depois que imprimir os itens do seu relatório. Esse algo pode ser imprimir linhas em branco por ex. Entendeu a idéia?
Bem, dê uma olhada ai e depois vc me fala.
Boa sorte!