Problema com jasper report

Pessoal,

Tenho que gerar um relatório dinâmico, e para isso estou gerando o template via código utilizando a classe JasperDesign.
O objetivo é gerar etiquetas dinamicamente, de acordo com as informações passadas pelo usuário: margens, largura, altura, quantidade de colunas, quantidade de linhas, etc…

Vejam a imagem em anexo para facilitar a explicação do problema:
Os retângulos azuis representam minha banda detail, portanto está se repetindo três vezes
Cada retângulo preto representa uma coluna, portanto três colunas em cada banda detail
O problema ocorre quando o campo texto está com a propriedade StretchWithOverflow = true, que aí caso não caiba na linha, ele passa o restante para a linha de baixo… Como a posição dos campos está como float, os campos seguintes passam para baixo. Isso tudo sem exceder o limite da banda detail. Isso está descrito no item 1 em vermelho
E com isso o conteúdo da banda detail 2, especificamente na coluna que precisou haver quebra de linha na detail 1, não começa na posição 0, começa um pouco mais abaixo.

É um pouco complicado explicar mas acho que deu pra entender.
Alguém sabe como corrigir isso?

Obrigado

Caso alguém saiba resolver por template do iReport também serve, pois via código eu consigo manipular todas as propriedades como se fosse via jrxml.

Continuo sem solução, alguém sabe como resolver?

Obrigado