Problema com javaScript no JSF

Ola,

venho atraves desse tópico esperando que alguem me ajude a resolver meu problema,
seguinte…, Tenho um formulario JSF com um simples cadastro de produto e ja adicionando no dataTable via ajax
segue abaixo

<h:form id="formId">

<h1 align="center" style="color:white;">#{msgs.titleCadastro}</h1>
   			<h:messages showDetail="true" showSummary="true" style="color:white;text-align:center"/>

<h:panelGrid id="panelId" columns="2" styleClass="panelGrid">
   				<h:outputText value="#{msgs.codigo}:" styleClass="outputText"/>
   				<h:inputText value="#{produtoBean.produto.codigo}" id="codigo"> 
   				</h:inputText>

<h:outputText value="#{msgs.nome}: " styleClass="outputText"/>
   				<h:inputText value="#{produtoBean.produto.nome}" id="nome"/>

<h:outputText value="#{msgs.data}: " styleClass="outputText"/>
   				<h:inputText value="#{produtoBean.produto.data}" id="data">
   				 </h:inputText>

</h:panelGrid>

<h:panelGrid columns="2" styleClass="panelGripBotao">

<h:commandButton value="#{msgs.botaoSalvar}" onclick="verificaCampos()" /> 

<h:commandButton id="button" style="display:none"> 
   				<f:ajax event="click" execute="formId" listener="#{produtoBean.salvar}" render="formId:dataTb"/>
   			</h:commandButton>

<h:commandButton value="#{msgs.botaoLimpar}" action="#{produtoBean.limpar}" />

</h:panelGrid>

ali no <f:ajax eu atualizo apenas a DataTable que esta abaixo…, mas a questão é que tenho uma validação simples em javaScript

<script type="text/javascript" language="javascript">

function verificaCampos(){

var codigo = document.getElementById("formId:codigo").value;

if(codigo != null || codigo != ""){
						document.getElementById("formId:button").onclick;
						}else{
						alert("Nenhum campo pode ficar null!!!");
							}

}

</script>

Nessa validação se não estiver null o campo eu mando clicar no botao que executa o ajax que adiciona no DataTable…, e não funciona, não adiciona no DataTable e nem faz a validação do JavaScript, Alguma ideia do que posso estar fazendo de errado?

Agradeço desde já abraço

porque vc não usa o requerid=trueassim só se for preenchido ele pode executar o metodo

Sim sim amigo, eu sei da existencia do required, mas é que preciso fazer em javaScript mesmo, devido a uma atividade que estou fazendo
mas agradeço sua atenção ; D

Você criou uma instância do produto (no construtor ou no @PostConstrutor) no seu managedbean?
Talvez o motivo seja por que o produto está null.

Fez um debug para ver se está chegando na classe?

[quote=ToBack]Você criou uma instância do produto (no construtor ou no @PostConstrutor) no seu managedbean?
Talvez o motivo seja por que o produto está null.

Fez um debug para ver se está chegando na classe?[/quote]

Claro claro, ta tudo certo(n ia cometer um erro desse kk, e foi tudo testado antes de colocar o javaScript, o que não consigo é acomodar ele com o ajax),
isso que citei no tópico é que não ta funcionando mesmo, com o javaScript nem ele nem o ajax ta funcionando…,
debuguei no mozilla com o firebug tb, ele passa pelo javaScript pega o valor do codigo certinho e adiciona na lista mesmo estando vazio… ele não faz verificação alguma e se
preencho o valor ele deveria passar pelo if e clicar no botao que tem o ajax e adicionar na lista e isso não acontece tambem, entendeu?

Agradeço pela atenção, abraço