Problema com jCheckBox

9 respostas
T

Daew galera, não sei se estou postando na parte certa do fórum, caso não for, por favor me transfira. Obrigado.

Então, meu problema é o seguinte. Primeiro vou falar o que quero fazer…

Quero fazer um programa que terá:

Um campo de texto para Valor;

Dois labels: de e para;

no label de, terá 7 jcheckbox: ano, semestre, quadrimestre, trimestre, bimestre, mes e dia;

no label para terá os mesmos jcheckbox;

no final, terá um jTextField para mostrar o resultado da conversão do valor de um para outro. Por exemplo:

Quero converter dois anos para dias. Eu colocaria 2 no valor, na parte de de: eu colocaria ano, e na parte de para eu colocaria dia.

No final o resultado me daria essa conversão.

Agora vem o problema:
não sei fazer as condições… tipo

if (jCBDeAno && jCBParaSemestre){ // executa esses códigos... }

Por favor, eu acho que fui bem claro, mas caso contrário, diga que eu explico melhor.

Agradecendo desde já e aguardando respostas…

9 Respostas

alcirBarros

pusts

T

???

S

Boa tarde,

Não vou poder te ajudar muito no momento, mas algumas dicas:

Não é mais fácil você usar JComboBox ao invés de JCheckBox? Porque aí você pode trabalhar com índice e ao meu ver, fica muito mais fácil. E assim, se eu colocar De 2 dias Para 2 anos, qual resultado você espera ter??

T

Soruji:
Boa tarde,

Não vou poder te ajudar muito no momento, mas algumas dicas:

Não é mais fácil você usar JComboBox ao invés de JCheckBox? Porque aí você pode trabalhar com índice e ao meu ver, fica muito mais fácil. E assim, se eu colocar De 2 dias Para 2 anos, qual resultado você espera ter??

Meu problema não é com algoritmo, é com validação de campo. Quero saber como validar o campo selecionado para executar o algoritmo. Se tiver marcado De: [x] Ano e Para: [x] Dia e meu valor for 1, então o resultado será 365. Entendeu?

S

Sinceramente? Não entendi essa última parte da sua mensagem. rsrs. E assim, JCheckBox aceita mais de uma caixa marcada, é isso mesmo que você quer? Dando outra sugestão: não seria mais fácil usar JRabioButton com JButtonGroup? Se puder postar uma parte do código, seria interessante.

T

Seria interessante eu fazer com radiobutton, jbuttongroup, etc… mas não sei utilizar nenhum deles para validar campo.
Poderia fazer um exemplo simples de como validar via if usando um radiobutton?

Exemplo.

Label1: cor1 [x] amarelo
Label2: cor2 [x] vermelho

if (cor1(selecionado) && cor2(selecionado)){

jTFResultado = A mistura das duas cores resulta em laranja;

}

É essa lógica né? respondendo isso eu conseguirei fazer meu outro exercicio.

S

Não seria bem validação de campo. Seria aplicar um evento ao clicar num JCheckBox (ou JRadioButton,JComboBox), certo?

Será que esse link te ajuda??

http://www.rodrigocordula.com.br/javagraf1.php

T

Soruji:
Não seria bem validação de campo. Seria aplicar um evento ao clicar num JCheckBox (ou JRadioButton,JComboBox), certo?

Será que esse link te ajuda??

http://www.rodrigocordula.com.br/javagraf1.php

Aham, irá ajudar sim. Só que agora não poderei ver, pois sairei de casa e só voltarei a noite.
Mas quando eu voltar eu testo e creio que dará certo com esse exemplo.

Obrigado aí Soruji e desculpa pelo incomodo.
Abraço.

S

Que isso…

É bom poder ajudar. :slight_smile:

Criado 22 de maio de 2012
Ultima resposta 22 de mai. de 2012
Respostas 9
Participantes 3