to tentando resolve este exercicio:
Foi feita uma pesquisa entre os habitantes de uma região. Foram coletados os dados de idade,
sexo (M/F) e salário. Faça um programa que calcule e mostre:
- a média dos salários do grupo;
- a maior e a menor idade do grupo;
- a quantidade de mulheres com salário até R$ 200,00;
- a idade e o sexo da pessoa que possui o menor salário.
Finalize a entrada de dados ao ser digitada uma idade negativa.
o meu problema ta em pegar o menor valor digitado, porque ele pede pra finaliza a entrada de dados ao ser digitado uma idade negativa dai a negativa é sempre a menor.
eu só posso usar oq eu aprendi ate agora na faculdade só o básico if,else,while,for... eu tva pesquisando como fazer e só achei como resolver usando vetor mais nao posso usar isso ainda. alguem ai sabe como posso resolver isso? :cry:
importjava.util.Scanner;publicclassrepeticaoex1{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Scannere=newScanner(System.in);charsexo,sexo2=0;intidade=0,salario=0,media=0,soma=0,salario2=0,maior=idade,menor=idade,soma2=0,idade2=0,i;while(idade>=0){System.out.print("Digite a idade: ");idade=e.nextInt();System.out.print("Digite o Salário: ");salario=e.nextInt();System.out.print("Digite o sexo (M) ou (F): ");sexo=e.next().charAt(0);soma=soma+1;salario2=salario2+salario;if(idade>maior){maior=idade;}{if(idade<menor){menor=idade;}}if(salario<=200&&sexo=='F'){soma2=soma2+1;}if(salario<menor){idade2=idade;}{sexo2=sexo;}}media=salario2/soma;System.out.println("A Média do salário é de R$: "+media);System.out.println("A maior idade é: "+maior);System.out.println("A menor idade é: "+menor);System.out.println("Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: "+soma2);System.out.println("Idade e sexo da pessoa com o menor salário: "+idade2+" Anos, Sexo "+sexo2);}}
1 - Não leia as informações do console com o nextInt(). Prefira o nextLine(), embora seja necessário converter para Int, você terá certeza de não ler “lixo”.
2 - O problema é causado por estar usando o nextInt(), trocando por nextLine deve resolver.
P
Ps1c0tIcO
tbm nao deu nao
apareceu este erro: .java:11: error: incompatible types
idade = e.nextLine();
^
required: int
found: String
É que ele não encontrou nada no digitado, você realmente digitou ?
Ele tentou converter uma String vazia para um Integer, por isso a exceção.
P
Ps1c0tIcO
digitei sim Oo
to desde ontem tentando resolve esse exercicio lol esse é só o 1º ainda kkk
nel
Ps1c0tIcO:
digitei sim Oo
to desde ontem tentando resolve esse exercicio lol esse é só o 1º ainda kkk
É difícil termos um bom rendimento quando estamos aprendendo algo, a não ser que tenhamos experiência em algo próximo.
Conheço pouco de leitura via teclado, usando a classe Scanner. A nível de curiosidade, troque o System.out.print por System.out.println. Se tu realmente está digitando o número e obviamente, dando ‘enter’, era para o nextLine ter o valor correto armazenado.
drsmachado
Dê uma lida.
importjava.util.Scanner;publicclassrepeticaoex1{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Scannere=newScanner(System.in);charsexo,sexo2=0;intidade=0,salario=0,media=0,soma=0,salario2=0,maior=idade,menor=idade,soma2=0,idade2=0,i;while(idade>=0){System.out.print("Digite a idade: ");idade=e.nextInt();//Aqui você pode substituir e.nextInt(); por Integer.parseInt(e.nextLine()); System.out.print("Digite o Salário: ");salario=e.nextInt();System.out.print("Digite o sexo (M) ou (F): ");sexo=e.next().charAt(0);//Aqui você pode substituir e.next(); por e.nextLine(); soma=soma+1;//aqui pode substituir por soma++;salario2=salario2+salario;if(idade>maior){maior=idade;}{//O que essa chave faz aqui?if(idade<menor){menor=idade;}}//o que essa chave faz aqui? if(salario<=200&&sexo=='F'){soma2=soma2+1;}if(salario<menor){idade2=idade;}{//o que essa chave faz aqui?sexo2=sexo;}//o que essa chave faz aqui?}media=salario2/soma;System.out.println("A Média do salário é de R$: "+media);System.out.println("A maior idade é: "+maior);System.out.println("A menor idade é: "+menor);System.out.println("Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: "+soma2);System.out.println("Idade e sexo da pessoa com o menor salário: "+idade2+" Anos, Sexo "+sexo2);}}
Identar adequadamente o código é fundamental para o bom desenvolvimento.
P
Ps1c0tIcO
troquei e tambem nao deu certo
sim eu digito como ta ai em baixo e aperto enter
qdo eu digito a primeira vez a idade vai normal
mais depois de digitar o sexo e apertar enter ja aparece o erro
olha ai oq digitei:
nao tem como pegar o 2º menor valor digitado? pq o primeiro vai ser sempre um numero negativo, entao eu precisava do 2º menor valor só q nao tenho ideia de como fazer isso
nel
1 - Tira o laço de repetição e verifique o resultado
2 - Leia com atenção o que o machado postou
P
Ps1c0tIcO
modifiquei ele como o machado falou e mais ainda ta com erro
importjava.util.Scanner;publicclassrepeticaoex1{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Scannere=newScanner(System.in);charsexo,sexo2=0;intidade=0,salario=0,media=0,soma=0,salario2=0,maior=idade,menor=idade,soma2=0,idade2=0,i;while(idade>=0){System.out.print("Digite a idade: ");idade=Integer.parseInt(e.nextLine());//qdo faço a substituição por Integer.parseInt(e.nextLine()); da erro: //Exception in thread "main" java.lang.NumberFormatException: For input string: "" System.out.print("Digite o Salário: ");salario=e.nextInt();System.out.print("Digite o sexo (M) ou (F): ");sexo=e.nextLine().charAt(0);//Aqui ao substituir e.next(); por e.nextLine(); da este erro://Exception in thread "main" java.lang.StringIndexOutOfBoundsException: String index out of range: 0 soma++;salario2=salario2+salario;if(idade>maior){maior=idade;}if(idade<menor){menor=idade;}if(salario<=200&&sexo=='F'){soma2=soma2+1;}if(salario<menor){idade2=idade;}sexo2=sexo;}media=salario2/soma;System.out.println("A Média do salário é de R$: "+media);System.out.println("A maior idade é: "+maior);System.out.println("A menor idade é: "+menor);System.out.println("Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: "+soma2);System.out.println("Idade e sexo da pessoa com o menor salário: "+idade2+" Anos, Sexo "+sexo2);}}
Digite a idade: 20
Digite o Salário: 500
Digite o sexo (M) ou (F): Exception in thread "main" java.lang.StringIndexOutOfBoundsException: String index out of range: 0
at java.lang.String.charAt(String.java:695)
at repeticaoex1.main(repeticaoex1.java:16)
Process completed.
drsmachado
Camarada, quando eu disse troque e.nextInt() por Integer.parseInt(e.nextLine() me referi a todos os locais onde esse código está…
P
Ps1c0tIcO
troquei todos e.nextInt() por Integer.parseInt(e.nextLine());
tambem da o mesmo erro
drsmachado
Se o código é o mesmo que postou ai anteriormente, você não trocou todos.
Eu acabei de fazer isso aqui, com este último código (repare na linha 14).
O nextInt “atropela” as instruções, fazendo com que você tenha o problema que está tendo com o nullpointerexception.
P
Ps1c0tIcO
agora funciono mais ta mostrando a menor idade como -1 ainda
Digite o Salário: 200
Digite o sexo (M) ou (F): F
Digite a idade: -1
Digite o sexo (M) ou (F): M
A Média do salário é de R$: 200
A maior idade é: 20
A menor idade é: -1
Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: 1
Idade e sexo da pessoa com o menor salário: 0 Anos, Sexo M
Process completed.
S
Sem_Nome
Ps1c0tIcO:
agora funciono mais ta mostrando a menor idade como -1 ainda
A Média do salário é de R$: 200
A maior idade é: 20
A menor idade é: -1
Process completed.
Poste o codigo.
P
Ps1c0tIcO
importjava.util.Scanner;publicclassrepeticaoex1{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Scannere=newScanner(System.in);charsexo,sexo2=0;intidade=0,salario=0,media=0,soma=0,salario2=0,maior=idade,menor=idade,soma2=0,idade2=0,i;while(idade>=0){System.out.print("Digite a idade: ");idade=Integer.parseInt(e.nextLine());System.out.print("Digite o Salário: ");salario=Integer.parseInt(e.nextLine());System.out.print("Digite o sexo (M) ou (F): ");sexo=e.nextLine().charAt(0);soma++;salario2=salario2+salario;if(idade>maior){maior=idade;}if(idade<menor){menor=idade;}if(salario<=200&&sexo=='F'){soma2++;}if(salario<menor){idade2=idade;}sexo2=sexo;}media=salario2/soma;System.out.println("A Média do salário é de R$: "+media);System.out.println("A maior idade é: "+maior);System.out.println("A menor idade é: "+menor);System.out.println("Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: "+soma2);System.out.println("Idade e sexo da pessoa com o menor salário: "+idade2+" Anos, Sexo "+sexo2);}}
nel
Então, por favor, poste o seu código atual para verificarmos a sua lógica.
S
Sem_Nome
Não prestei muita atenção mas pelo o que eu entendi a unica forma de sair do while é se a idade for menor que 0. Por isso a menor idade sempre será negativa.
P
Ps1c0tIcO
sim esse é que é o problema
tenho que mostrar a maior e a menor idade do grupo e
Finalizar a entrada de dados ao ser digitada uma idade negativa.
não tem como pegar o segundo menor valor?
drsmachado
Agora você precisa arrumar a lógica das verificações.
Não apenas a questão da idade está errada, ele não mostra a idade da pessoa com maior salário.
Veja bem, quando eu preciso nivelar por baixo, sempre instancio a variável que será objeto da comparação com um valor bem alto e, quando preciso nivelar por alto, faço o inverso.
S
Sem_Nome
Ps1c0tIcO:
Ja pensou em usar um for mas antes você pergunta para o usuario o tamanho do for?
drsmachado
Ps1c0tIcO:
Como a condição de saída do while é idade < 0, você precisa validar para que, ao se informar a idade < 0, ele não faça a análise de menor idade, entende?
P
Ps1c0tIcO
eu tenho que mostrar a idade e sexo da pessoa com Menor idade
ja tentei usa o for sim mais eu tenho que coletar somente os dados de idade,
sexo (M/F) e salário.
drsmachado ja pensei nisso tambem mais eu nao sei como fazer
S
Sem_Nome
Ps1c0tIcO:
sexo (M/F) e salário.
La no if poe isso aqui:
if (idade < menor && idade >= 0) {
menor = idade;
}
Ou se preferir encerrar o while imediatamente após o usuario digitar a idade negativa:
sexo (M/F) e salário.
La no if poe isso aqui:
menor = idade;
}
Ou se preferir encerrar o while imediatamente após o usuario digitar a idade negativa:
Camarada, não faça isso.
Ele está com preguiça de pensar. Deixe-o usar um pouco mais o cérebro, a resposta não é difícil.
S
Sem_Nome
drsmachado:
Sem_Nome:
Ps1c0tIcO:
sexo (M/F) e salário.
La no if poe isso aqui:
menor = idade;
}
Camarada, não faça isso.
Ele está com preguiça de pensar. Deixe-o usar um pouco mais o cérebro, a resposta não é difícil.
Realmente eu não deveria fazer isso mas confesso que sempre espero que alguem muito mais experiente possa mostrar uma solução melhor para que eu também aprenda a usa-la
P
Ps1c0tIcO
mais nao deu nao ja tinha tentado isso tambem de todo jeito q eu tento ou da -1 ou da 0
to com preguiça nao lol to desde ontem tentando ja tentei mudar de todo jeito esse if
nao posso usar o break;
menor = idade;
}
Digite a idade: 50
Digite a idade: 30
Digite o Salário: 500
A Média do salário é de R$: 275
A maior idade é: 50
A menor idade é: 0
Process completed.
drsmachado
Leia a minha frase aí… “Uma das definições de demência é esperar resultados diferentes, agindo sempre da mesma maneira”.
Primeiro, você precisa entender que precisa validar se a idade é >= 0. Se não for, já não executa mais lhufas dentro do while e já sai do laço…
drsmachado
Aliás, vejo dois problemas principais que te impedem de resolver isso, preguiça de pensar e não criar um algoritmo para estruturar o problema.
Sugiro que você estude muito mais antes de prosseguir, pois as dificuldades serão muito maiores.
P
Ps1c0tIcO
drsmachado eu fiz um algoritmo sim
e tbm nao gosto só de pegar resposta pronta
como eu disse eu to desde ontem tentando resolver este exercicio
começei de manha fui durmi 5 hrs da madrugada acordei e continuei tentando
depois de tentar muito ai sim resolvi postar aki pra ver se alguem me ajuda tambem nao to pedindo tudo pronto até pq eu tenho mesmo q aprender pq to de exame desta materia e esse é só um exercicio para eu treinar nao é nenhum trabalho nem ta valendo nota to fazendo mesmo é pra aprender
só pra me darem uma idéia mesmo de como fazer como vc ta me dando dicas eu vou tentando fazer
mais se nao to conseguindo é por burrice mesmo e nao por preguiça
quando eu começo vou até o fim senao ja teria desistido e ia para o proximo exercicio
o algoritmo q eu fiz foi esse:
Algoritmodeclareidade,salario,media,soma,salario2,maior,menor,soma2,idade2numéricodeclaresexo,sexo2enquanto (idade>=0)escreva"Digite a idade: "leiaidadeescreva"Digite o Salário: "leiasalarioescreva"Digite o sexo (M) ou (F): "leiasexosoma<-soma+1salario2<-salario2+salariose (idade>maior)entãomaior<-idadefimsese (idade<menoreidade>=0)entãomenor<-idadefimsese (salario<=200esexo=F)entãosoma2<-soma2+1fimsese (salario<menor)entaoidade2<-idadesexo2<-sexo;fimsefimenquantomedia=salario2/somaescreva"A Média do salário é de R$: ",mediaescreva"A maior idade é: ",maiorescreva"A menor idade é: ",menorescreva"Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: ",soma2escreva"Idade e sexo da pessoa com o menor salário: “,idade2,” Anos, Sexo ",sexo2
P
Ps1c0tIcO
consegui resolver o problema do menor valor
agora só falta Idade e sexo da pessoa com o menor salário.
se alguem tiver alguma dica postem ae :D
importjava.util.Scanner;publicclassrepeticaoex1{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Scannere=newScanner(System.in);charsexo,sexo2=0;intidade=0,salario=0,media=0,soma=0,salario2=0,maior=0,menor=0,soma2=0,idade2=0,menors=0;while(idade>=0){System.out.print("Digite a idade: ");idade=Integer.parseInt(e.nextLine());if(idade>=0){System.out.print("Digite o Salário: ");salario=Integer.parseInt(e.nextLine());System.out.print("Digite o sexo (M) ou (F): ");sexo=e.nextLine().charAt(0);soma++;salario2=salario2+salario;if(idade>maior){maior=idade;}if(menor==0){menor=idade;}if(menor>idade){menor=idade;}if(salario<=200&&sexo=='F'){soma2++;}if(menors==0){menors=salario;}if(menors>salario){menors=salario;}idade2=idade;sexo2=sexo;}}media=salario2/soma;System.out.println("A Média do salário é de R$: "+media);System.out.println("A maior idade é: "+maior);System.out.println("A menor idade é: "+menor);System.out.println("Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: "+soma2);System.out.println("Idade e sexo da pessoa com o menor salário: "+idade2+" Anos, Sexo "+sexo2);}}
E criar uma lista de pessoas? Tornaria seu código muito mais limpo.
Bom dia!!!
Camarada, ele está resolvendo um problema proposto, com determinadas regras para a resolução.
Sendo assim, determinados recursos não podem ser utilizados.
Por favor, tente se ater ao escopo do problema, não existe uma bala de prata, embora a sugestão seja boa, ele ainda "engatinha" na programação java. Não o faça pular etapas. Essas dificuldades são normais e benvindas quando se inicia a transição ou o convívio com uma linguagem.
drsmachado
Teu algoritmo possuía erros. Por isso é importante usar uma ferramenta como o visualg, para te auxiliar ou, então, tentar ver as coisas de outro modo (em outras palavras, pensar).
Algoritmodeclareidade,salario,media,soma,salario2,maior,menor,soma2,idade2numéricodeclaresexo,sexo2literal//Declaroamaioridadecomosendomenorqueomenorvalorpermitido//qualquervalorinseridosempreserámaiorqueovalorinicialmaior<--1//Aquiomenorcomeçacom10000,creioqueumproblemaquepropõeavaliarquantidadedemulherescomsalário<=200//nãotenhaninguémquerecebamaisqueissomenor<-10000enquanto (idade>=0)escreva"Digite a idade: "leiaidade//Verificoseaidadeinformadaémaiorouigualazero//Casonãoseja,nãoprecisodenenhumoutrodadoseidade>=0entãoescreva"Digite o Salário: "leiasalarioescreva"Digite o sexo (M) ou (F): "leiasexosoma<-soma+1salario2<-salario2+salariose (idade>maior)entãomaior<-idadefimsese (idade<menoreidade>=0)entãomenor<-idadefimsese (salario<=200esexo=F)entãosoma2<-soma2+1fimse//Aquiestáoerro,casoosaláriosejamenorquemenor//Vocêprecisasubstituirovalordemenorpelovalordosalárioinformadose (salario<menor)entaoidade2<-idadesexo2<-sexo;//menor<-salariofimsefimsefimenquantomedia=salario2/somaescreva"A Média do salário é de R$: ",mediaescreva"A maior idade é: ",maiorescreva"A menor idade é: ",menorescreva"Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: ",soma2escreva"Idade e sexo da pessoa com o menor salário: ",idade2," Anos, Sexo ",sexo2fimAlgoritmo
P
Ps1c0tIcO
eu ja tinha resolvido ontem vlw pelas dicas :D
eu nao podia usa o visualg e tbm na prova as vezes pede o algoritmo e la nao pode usar ele, o algoritmo q aprendi é um pouco diferente do que usam no visualg
meu maior problema ta na lógica mesmo tenho muita dificuldade
fiz um pouco diferente do que vcs falaram pq eu tinha q fazer do jeito que tava pedindo la e de acordo com oq aprendi ate agora por isso tive q fazer sem usar o "Integer.parseInt(e.nextLine());" nem sei pra que serve isso ainda lol
importjava.util.Scanner;publicclassrepeticaoex1{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Scannere=newScanner(System.in);charsexo,sexo2=0;intidade=0,salario=0,media=0,soma=0,salario2=0,maior=0,menor=0,soma2=0,idade2=0,menors=0;while(idade>=0){System.out.print("Digite a idade: ");idade=e.nextInt();if(idade>=0){System.out.print("Digite o Salário: ");salario=e.nextInt();System.out.print("Digite o sexo (M) ou (F): ");sexo=e.next().charAt(0);soma++;salario2=salario2+salario;if(idade>maior){maior=idade;}if(menor==0){menor=idade;}if(menor>idade){menor=idade;}if(salario<=200&&sexo=='F'){soma2++;}if(menors==0){menors=salario;}if(menors>salario){menors=salario;idade2=idade;sexo2=sexo;}}}media=salario2/soma;System.out.println("A Média do salário é de R$: "+media);System.out.println("A maior idade é: "+maior);System.out.println("A menor idade é: "+menor);System.out.println("Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: "+soma2);System.out.println("Idade e sexo da pessoa com o menor salário: "+idade2+" Anos, Sexo "+sexo2);}}
Digite o Salário: 150
Digite a idade: 40
Digite o Salário: 100
Digite a idade: -1 A Média do salário é de R$: 150
A maior idade é: 40
A menor idade é: 20
Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: 2
Idade e sexo da pessoa com o menor salário: 40 Anos, Sexo M
Process completed.
nel
Ps1c0tIcO:
eu ja tinha resolvido ontem vlw pelas dicas :D
eu nao podia usa o visualg e tbm na prova as vezes pede o algoritmo e la nao pode usar ele, o algoritmo q aprendi é um pouco diferente do que usam no visualg
meu maior problema ta na lógica mesmo tenho muita dificuldade
fiz um pouco diferente do que vcs falaram pq eu tinha q fazer do jeito que tava pedindo la e de acordo com oq aprendi ate agora por isso tive q fazer sem usar o "Integer.parseInt(e.nextLine());" nem sei pra que serve isso ainda lol
importjava.util.Scanner;publicclassrepeticaoex1{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Scannere=newScanner(System.in);charsexo,sexo2=0;intidade=0,salario=0,media=0,soma=0,salario2=0,maior=0,menor=0,soma2=0,idade2=0,menors=0;while(idade>=0){System.out.print("Digite a idade: ");idade=e.nextInt();if(idade>=0){System.out.print("Digite o Salário: ");salario=e.nextInt();System.out.print("Digite o sexo (M) ou (F): ");sexo=e.next().charAt(0);soma++;salario2=salario2+salario;if(idade>maior){maior=idade;}if(menor==0){menor=idade;}if(menor>idade){menor=idade;}if(salario<=200&&sexo=='F'){soma2++;}if(menors==0){menors=salario;}if(menors>salario){menors=salario;idade2=idade;sexo2=sexo;}}}media=salario2/soma;System.out.println("A Média do salário é de R$: "+media);System.out.println("A maior idade é: "+maior);System.out.println("A menor idade é: "+menor);System.out.println("Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: "+soma2);System.out.println("Idade e sexo da pessoa com o menor salário: "+idade2+" Anos, Sexo "+sexo2);}}
Digite o Salário: 150
Digite a idade: 40
Digite o Salário: 100
Digite a idade: -1 A Média do salário é de R$: 150
A maior idade é: 40
A menor idade é: 20
Quantidade de mulheres com salário até R$ 200: 2
Idade e sexo da pessoa com o menor salário: 40 Anos, Sexo M
Process completed.
"Integer.parseInt(e.nextLine());" nem sei pra que serve isso ainda lol
Sabe o mínimo de inglês ? Porque não é implícito que "isso" transforma uma String em um Integer ?
Sobre ser péssimo em lógica, procure um livro/apostila para trabalhar exclusivamente exercícios de lógica matemática. Não precisa ser nada para desenvolver em C, C++, Java, enfim, nenhuma linguagem de desenvolvimento. Depois, para aprender a melhorar a lógica em questões de algoritmo, mas já adianta, que com uma boa lógica matemática, terá grande (ou não) facilidade para o desenvolvimento do algoritmo.
P
Ps1c0tIcO
Sabe o mínimo de inglês ? Porque não é implícito que “isso” transforma uma String em um Integer ?
Sobre ser péssimo em lógica, procure um livro/apostila para trabalhar exclusivamente exercícios de lógica matemática. Não precisa ser nada para desenvolver em C, C++, Java, enfim, nenhuma linguagem de desenvolvimento. Depois, para aprender a melhorar a lógica em questões de algoritmo, mas já adianta, que com uma boa lógica matemática, terá grande (ou não) facilidade para o desenvolvimento do algoritmo.
é que ainda não aprendi sobre Integer
to precisando mesmo porque eu entrei na faculdade quase 2 meses depois que já tinha começado as aulas, quando entrei já tinha explicado a parte de lógica, dai já começei na parte de programação sem ter estudado a lógica.