Problema com memória ram

Pessoal, recorro a vocês por que já tentei de tudo, vou explicar:
Tenho um notebook e recentemente ele começou a dar crash dumping to physical memory ( aquela tela azul de crash do windows), primeiro tentei formata ele, fiz isso duas vezes e nem assim resolveu, depois conversando com amigos meus, me falaram que poderia ser problema na memória ram do notebook, por que como moro a 100 metros da praa a maresia poderia ter corrompido um dos dois pentes ( tenho 2 pentes de 2 GB cada um), ai recomendaram testar usando um pente de cada vez, fiz isso e usei exigindo bastante memoria dele, jogando e fazendo um monte de coisas ao mesmo tempo e não tive nenhum problema de crash, ai fiquei intrigado como isso poderia acontecer por que testei as duas memorias nos dois pentes um por um de cada vez, ai me falaram pra usar um programa o hirens bootcd e fazer o teste de memoria desse programa, fiz novamente isso, testei cada memória, uma de cada vez em cada pente e não deu nenhum erro, apareceu a mensagem de pass no hirens bootcd, mas agora vem o pior, quando coloquei as duas memórias, não importando em qual slot elas estivessem, e usei o programa, apareceu mais de 30 erros no hirens bootcd.
Gostaria de saber se algum tem alguma ideia do que pode ser e se sabe como resolver isso, eu tenho uma ideia que possa ser o processador por que recentemente troquei de um i3 para um i5, mas não sei se isso afeta, ou se a BIOS desatualizada pode fazer isso, apesar que acho que a minha ta atualizada, alguém tem alguma ideia?

1. Normalmente eu uso isto aqui ( http://www.memtest.org/ ) para fazer teste de memória - esse hirens só tem programas Windows, não gosto do Windows quando se trata de checar memória. Mesmo o próprio Windows (no caso do Vista e do 7), ao fazer teste de memória, reboota para um modo em que ele só tem uma interface gráfica simplificada e o teste de memória :slight_smile:

2. Se você mora na praia pode ser que o conector é que tenha ficado ligeiramente danificado - quando você testou um pente de cada vez, provavelmente deve ter testado apenas um dos conectores. Pode ser que o outro conector é que esteja estragado e por isso você não deve ter percebido o problema. Há uns 20 anos atrás, quando as coisas eram menos delicadas, eu usava uma borracha de apagar caneta para limpar contatos - hoje em dia as coisas são muito mais delicadas e não sei mais o que o pessoal faz.

Usei borracha também nas duas memórias e testei os dois conectores com as duas memórias, uma de cada vez e assim não a apareceu erro nenhum.
Foi esse mesmo que veio com o hirens bootcd, o memtest86+, tem como fazer esse teste online, ou só através daquela interface grafica do windows, tela toda azul?

As vezes pode ser um problema das memórias serem diferentes.
Já vi problemas assim em PCs de mesa quando trabalhava com assistencia técnica…

Pode ser isso.

As memórias são exatamente iguais, será que não pode ser problema da BIOS?

Eu tinha um computador desktop (que já foi para a reciclagem) que tinha uma BIOS onde você podia ajustar a velocidade da memória. A memória que me venderam dizia que funcionava em 333MHz mas na verdade só funcionava em 266 MHz. Eu tive de acertar esse parâmetro na BIOS para que ele pudesse funcionar…
Agora nunca vi em notebooks esse recurso de ajustar a velocidade.
Se a memória é a que veio no seu computador, provavelmente os dois pentes são iguaizinhos. Se forem iguais então não sei o que está ocorrendo.
Se forem diferentes (uma 1066, uma 1333 por exemplo) pode ser que eles não consigam trabalhar direito juntos (por azar, a BIOS escolhe a de velocidade mais alta e trabalha com a velocidade mais alta em vez da mais baixa :frowning: )

a velocidade das duas é 1333, acho que deve ser pq troquei um i3 por um i5 e a bios continuo a mesma, acho que tem que atualizar pra uma bios mais recente pra poder funcionar com esse processador, só que o problema é que ouvi dizer que se nao souber atualizar a bios direitinho, pode ferra o pc todo.

Nem sabia que as pessoas atualizavam o processador em notebooks.
Sempre achava que o pessoal passava o antigo para frente e comprava um novo :slight_smile:
De qualquer maneira, deve haver um instalador oficial da nova BIOS, e nesse caso você teria de simplesmente usar um pente só (enquanto está instalando a nova BIOS) e deixar o computador ligado no carregador de bateria ligado na tomada. Eu já fiz umas 6 atualizações de BIOS usando o instalador oficial e nunca tive problemas. (Uma em um HP, duas em BIOS e 3 num MacBook).
(Tecnicamente o Mac não tem BIOS e sim “EFI” mas na prática é o mesmo conceito).

Na verdade, o meu i3 queimo, ai ja aproveitei e coloquei um i5, é ja to pensando em compra outro em janeiro.
O instalador oficil que vc fala é do próprio site do fabricante, no caso a dell?
é que la tem 3 e só um deles fala sobre o i5-480, só que nao sei se exitem varios tipos de i5, ou só um mesmo, vc sabe?

cara tem alguma coisa errada com o hardware…

vc diz que trocou o processador, talves quando abriu o note ferrou alguma coisinha…

o notebook tem 2 entradas para memória, teste as 2 entradas com a mesma memoria e depois com a outra…

mais meu palpite é erro no hardware(não nas mémórias mas dentro do note) (levar o note em uma especializada)