Problema com O.O. - O id de uma classe pode aparecer em outra?

2 respostas
extreme_z3r0

Olá, estou projetando um sistema, e para a uml estou utilizando o JUDE Comunity (vcs conhecem algum melhor? Sei que o eclipse tem um mais achei ele meio estralho, vale a pena dar uma olhada nele?), estou com problema na hora de montar as seguintes classes e outras que tem o mesmo “formato” pois faltei nas aulas de UML do meu técnico =(

Está certo essa história de eu colocar o id do contato (idContato) no servico (idCliente) para identificação? Eu marquei com cores a imagem para ficar mais facil de ver o que estou fazendo.

Estou fazendo assim pois é assim que eu faço no banco de dados. Existe algum modelo que posso usar de exemplo? Alguem tem uma apostila que preste de UML principalemente referente a Diagrama de classes.

Aproveitando o tópico tenho uma outra duvida.

Marquei o “relacionamento” em vermelho, e o “X”. O que é esse relacionamento? e esse “X” o que ele indica?

Obrigado pela paciencia.

2 Respostas

Java_Boy

Não sou um expert em UML, mas partindo do que faço e ja vi

nesse seu caso, por se tratar um modelo O.O, não seria melhor que as entidades conhecessem ao invés de um atributo ID, um atributo do tipo da outra entidade? Por exemplo :

class Servico {

Contato objContato; //ao invés do idCliente long

}

Uma das grandes vantagens de um modelo entidadade-relacionamento O.O é a ausencia dessa lógica de chaves do banco de dados, esse modelo é diferente.

Aquele x na ligação das classes, já vi mas nao lembro, então nao vou arriscar palpites rs.

o JUDE é uma boa ferramenta pra UML, também gosto de um plugin do NetBeans e do Eclipse, o StarUML e do VisualParadigm

jgbt

Um dica:
Classes não são tabelas. Então vc não deve modelar desse jeito. Basicamente classes possuem associações com 1 ou N instancias de outras classes.
Faça uma busca no forum que vc vai achar bastante coisa p/ ler.

[]´s

Criado 28 de dezembro de 2009
Ultima resposta 28 de dez. de 2009
Respostas 2
Participantes 3