Eu sei que esse típico não tem nada a ver com o assunto geral mais o problema é que como eu estou estudando java por conta própria eu fico muito tempo lendo no pc pelo menos 6 horas por dia chegando até a 10 horas entrando madrugada a dentro ja que eu chego do trampo as 5:30.
O problema é o seguinte a uns 9 dias eu venho tendo dificuldades para ler no computador com meia ou uma hora meus olhos começam a arder seguido por dor nos olhos e logo dor de cabeça eu tenho um monitor da Proview que tem um ano e meio de idade trabalho com 1024 x 768 na taxa máxima de atualização 70 hz o que eu queria saber é se algun de vocês por serem programadores ja passaram por isso e como resolveram o problema eu pensei em comprar um monitor de lcd mais eu tenho cisma de comprar e não adiantar nada o que vocês me dizem.
Isso é um problemão pois além de ler muito sobre java ainda eu tenho que estudar as matérias para relembrar o que eu aprendi no segundo grau para prestar vestibular ano que vem ta barra sem poder ler já que tudo que eu tenho para estudar é digitalizado.
Espero que compreendam eu ter colocado este tópico aqui e espero que possam me ajudar.
Problema com olhos (Muito tempo lendo)
22 Respostas
Consulte um bom oftalmo. Ele pode lhe dar boas orientações com relação a isto. 
Cara eu tenho o mesmo problema a claridade é uma martelada na ideia.
trabalho do dia todo na frente do pc uso oculos 0,75 é so para trabalhar
mas não adianta, a dor de nas vista e na cabeça sempre vem!!! é a vida!!!
abraço Anador na Ideia
Caras eu não sou profissional da área (oftalmologia) mas sempre que eu vou ler textos muito longos no pc costumo ALMENTAR bem as letras e diminuir um pouco o contraste
um ótimo remédio é:
regrar e gerenciar suas horas/trabalho horas/leitura…
e DESCANÇAR!
isso ja resolve seu problema! 
Relaxa, véio,