Eu sei que esse típico não tem nada a ver com o assunto geral mais o problema é que como eu estou estudando java por conta própria eu fico muito tempo lendo no pc pelo menos 6 horas por dia chegando até a 10 horas entrando madrugada a dentro ja que eu chego do trampo as 5:30.
O problema é o seguinte a uns 9 dias eu venho tendo dificuldades para ler no computador com meia ou uma hora meus olhos começam a arder seguido por dor nos olhos e logo dor de cabeça eu tenho um monitor da Proview que tem um ano e meio de idade trabalho com 1024 x 768 na taxa máxima de atualização 70 hz o que eu queria saber é se algun de vocês por serem programadores ja passaram por isso e como resolveram o problema eu pensei em comprar um monitor de lcd mais eu tenho cisma de comprar e não adiantar nada o que vocês me dizem.
Isso é um problemão pois além de ler muito sobre java ainda eu tenho que estudar as matérias para relembrar o que eu aprendi no segundo grau para prestar vestibular ano que vem ta barra sem poder ler já que tudo que eu tenho para estudar é digitalizado.
Espero que compreendam eu ter colocado este tópico aqui e espero que possam me ajudar.
Problema com olhos (Muito tempo lendo)
22 Respostas
Consulte um bom oftalmo. Ele pode lhe dar boas orientações com relação a isto. 
Cara eu tenho o mesmo problema a claridade é uma martelada na ideia.
trabalho do dia todo na frente do pc uso oculos 0,75 é so para trabalhar
mas não adianta, a dor de nas vista e na cabeça sempre vem!!! é a vida!!!
abraço Anador na Ideia
Caras eu não sou profissional da área (oftalmologia) mas sempre que eu vou ler textos muito longos no pc costumo ALMENTAR bem as letras e diminuir um pouco o contraste
um ótimo remédio é:
regrar e gerenciar suas horas/trabalho horas/leitura…
e DESCANÇAR!
isso ja resolve seu problema! 
Relaxa, véio,
Eu já tive esse problema, sugiro que vá a algum oftalmologista, que é bem provável que você tenha astigmatismo (não sei se escreve assim) e o médico te receitará um óculos para descanço.
Amigo… Vou citar meu caso… Sou fotosensível, ou seja tenho problemas com claridade e tinha todos esses sintomas… Ja fazem 2 anos q trabalho somente no notebook em casa e com LCD no trabalho. Isso juntamente com um óculos específico (com antiferlexo e outros esquemas) estou 100% bem… Isso pq no monitor CRT o espectro luminoso é diretamente “jogado” nos seus olhos, enquanto no LCD não. (explicação do oftalmo). MAS por via das dúvidas tb sugiro um oftalmo…
Primeiramente vá ao oftalmologista, porque você pode estar com um pouco de hipermetropia ou miopia, ou talvez algum astigmatismo.
Além disso ele deve lhe recomendar alguns hábitos mais saudáveis, como descansar os olhos a cada 50 minutos, por exemplo.
Se o seu monitor refletir muita luz ambiente, mova-o para algum lugar onde ele não reflita a luz.
Tb me foi indicado isso que o thingol falou, de descansar os olhos regularmente… Não o faço por dedicação, mas como fumo bastante…rsrsrs
Olá,
eu tbem já passei pelo mesmo problema com relação a trabalho, estudos e dor nos olhos.
A melhor resolução é consultar um oftalmologista, que foi o que eu fiz.
Ele aumentou o grau do meu óculos para 0.5 e indicou colirios para diminuir o ressecamento dos olhos, foi a solução para diminur a ardencia como não tinha dor de cabeça.
Agora como ja foi dito uma coisa que ajuda mto é vc descansar a vista, pois como o médico me disse nossa vista esta preparada para aguentar a luminosidade dos PCs até 6 horas diários depois disso vc estara automaticamente forçando a vista.
Bom… acho que parar por algumas hora no domingo não custo mto e so estara lhe ajudando para obter um melhor rendimento o incomodo da ardência nos olhos para trabalhar e estudar.
[]s
Vai ler um texto longo? Copie e cole num editor de texto qualquer, aumente o tamanho da fonte, coloque o fundo preto e a cor da fonte coloque verde claro. Não tem coisa melhor p/ ler e-books no computador.
Para programar, deixe o editor da tua IDE com fundo preto!!!
Quando eu trabalhava em um monitor de 14 polegadas eu saia com os olhos cansados, a ponto de não conseguir ler o letreiro dos onibus.
Quando mudei pra um de 17 e comecei a usar óculos, o problema sumiu. Agora… eu perdi os meus oculos no começo do ano e ate agora está tudo bem, por incrivel possa parecer. Acho que um monitor maior na distância certa, ajuda consideravelmente.
Teve uma época que meus olhos ficavam ardendo quando olhava o computador no trabalho. Coloquei o brilho no mínimo e o contraste no máximo. Não se foi isso, mas depois parou de arder.
Acho que todos que passam muitas horas na frente do pc sofrem com isso. Fui no oftalmo. e não resolveu muito ainda ganhei um óculos hehehe. Troquei o monitor e quando tenho textos longos, procuro aumentar a letra mesmo… copia e cola pra um editor e vamo que vamo !
Até ! 
Paulinhopira,
deixe a taxa de atualização do seu monitor em 85 hertz ou invés de 70.
Seus olhos agradecem. 
Depois que comecei a usar LCD com um monitor q ajusta o brilho dependendo do ambiente que eu to melhorou pra caramba 
Muito obrigado pessoal por todas estas respostas eu acho que o melhor que eu tenho a fazer é ir ao oftalmologista mais como um dos amigos disse para eu mudar a posição do monitor com relação a luz eu fiz isso e dei uma entortada na cadeira literalmente para me posicionar melhor em frente ao monitor ja deu uma boa melhorada de ontem pra hoje tanto que ja estou lendo a uma 5 horas e os olhos não estão nem proximo do que vinha acontecendo de qualquer forma acho que ja é hora de aposentar o monitor eu achei que valia alguma coisa ele o cara da loja onde eu fui pesquisar disse que pode pagar no maximo R$50,00 nele e ele so tem um ano de uso de qualquer forma acho melhor trocar.
Muito obrigado a todos
Vai trocar a doença nos olhos por uma doença na coluna 
ela resorve seu poprêma! hhahaahahaaahha
A cada duas horas na frente do pc é recomendado cinco minutos de pausa, para descanso da vista.
se não me engano isso entra na lei pra quem usa micro pra trabalhar!
mas isso é um “achiiismo”!
abs