Olá amigos, tenho uma estrutura de pacotes e classes assim:
java
daos
Como eu faço para acessar a classe Cliente pelo ClienteDAO? Coloquei o package, dei o import, mas mesmo assim não funcionou. Tentei também colocar a pasta java, ou a pasta beans no classpath, mas também não deu!
O que voces me dizem?
Que erro que deu? Como voce esta compilando a aplicacao?
Rafael
na classe ClienteDAO vc coloca:
package daos;
import beans.Cliente;
Rafael
A princípio, tentei compilar as classes individualmente, mas não deu certo.
Depois, fiz javac java/beans/.java java/daos/.java, aí compilou.
No entanto, para poder testar melhor, eu criei um pacote para beans e outro pacote chamado main, o qual tem uma classe chamada Main e que acessa uma classe do pacote beans. Sacou?
Compilei, mas quando rodo o Main.class, dá uma exceção NoClassDefFoundError, ou seja, pelo visto ele não encontra a classe do pacote beans.
E, como já disse, os packages e imports estão todos corretos.
E aí, pessoal?
pelo q vi para compilar individualmente vc tem q 1º compilar Cliente e depois ClienteDAO, ja q Cliente usa ClienteDAO. vc ta usando alguma ide???
cu_ringa
Sim, eu compilei primeiro a classe Cliente. Mas, quando tento compilar a ClienteDAO, ele não encontra, mesmo colocando os packages e imports corretamente.
eu ja tive esses problemas qnd comecei a programar com a ide JCreator(minha primeira). O q eu fazia era apagar e criar outro projeto e ai dava certo. Mas fazendo e compilando fora do JCreator no prompt nunca deu pau. se lembre q qnd vc for pelo prompt para fazer com q as classes va para seus paoctes respectivos vctem q compilar colocando a opcao -d. ex:
javac -d . *.java
com a opção -d, o compilador cria os pacotes.