Olá pessoal, seguinte, estou iniciando em JSF, estou utilizando PrimeFaces, procurei em todo o pai google, achei muitas pessoas com o mesmo problema que o meu, testei váaaaarias "soluções dadas", mas nenhuma conseguiu me salvar.
Estou tentando popular dois selectOneMenu, o primeiro é populado assim que a página é carregada, quando a pessoa escolhe uma empresa, o segundo é populado com os contatos desta empresa.
Até ai tudo bem, porem, quando clico no botão Salvar dá um erro como se o segundo selectOneMenu não tivesse valor, segue o erro:
Contato: Erro de validação: o valor não é válido
<p:panel header="Nova OS" style="text-align: left;" styleClass="tabela">
<p:messages id="messages" />
<h1><h:outputLabel value="Número: #{osBean.numeroOS}" /></h1>
<p:panel id="panelCliente" header="Dados do Cliente" >
<table>
<tr>
<td>
<h:outputLabel value="Nome: *"/>
</td>
<td colspan="2">
<p:selectOneMenu value="#{osBean.idCliente}" required="true" label="Cliente">
<f:selectItem itemValue="" itemLabel="Selecione"/>
<f:selectItems value="#{clienteBean.clientes}" var="cliente" itemLabel="#{cliente.nome}" itemValue="#{cliente.id}"/>
<f:ajax event="change" render="panelCliente" listener="#{osBean.carregarCliente}"/>
</p:selectOneMenu>
</td>
</tr>
<tr>
<td>
<h:outputLabel value="Endereço: "/>
</td>
<td colspan="2">
<h:outputLabel value="#{osBean.enderecoCliente}"/>
</td>
</tr>
<tr>
<td>
<h:outputLabel value="Complemento: "/>
</td>
<td>
<h:inputText value="#{osBean.complemento}" style="width:400px" rendered="#{osBean.enderecoCliente != null}"/>
</td>
</tr>
<tr>
<td>
<h:outputLabel value="Contato: *"/>
</td>
<td colspan="2">
<p:selectOneMenu value="#{osBean.idContato}" required="true" label="Contato">
<f:selectItem itemValue="" itemLabel="Selecione"/>
<f:selectItems value="#{osBean.contatos}" var="contato" itemLabel="#{contato.nome}" itemValue="#{contato.idContato}"/>
</p:selectOneMenu>
</td>
</tr>
</table>
</p:panel>
<!-- Aqui tem mais 200 linhas de outras informações -->
<p:commandButton value="Salvar" action="#{osBean.insereOS}" ajax="false"/>
Já tentei usar o "p:ajax" o "f:ajax", mas nada adianta, no bean já tentei usar Map<>, List<> e continuo sem sucesso.
Se alguém ai puder me dar uma força eu agradeço, se quiserem me add msn [email removido]
Abração e obrigado.