Galera, estou tentando testar um projeto que vi numa video aula de uma aplicação Java ME. Ocorre que já instalei a versão 8.2 do NetBeans e quando abro um novo projeto Java ME o botão PROXIMO fica desativado. Percebi que logo abaixo aparece um texto em vermelho que diz: Nenhuma plataforma JAVA ME foi encontrada. Daí, instalei o Netbeans 6.9.1, que ao que me parece, já vem com JAVA ME. Ocorre que após instalado o Netbeans nem abre. Quando clico para abrir o programa ele chega até a mostrar por alguns segundos a Tela de Splash, mas logo some e nao abre mais nada. Já reinstalei. Já fiz de tudo e não consegui.
Alguem poderia me ajudar ?
Para criar projetos java me você precisa ter o SDK específico. Esse SDK não é mais disponibilizado.
Então amigo, o que eu devo fazer? O Netbeans que uso é o 8.2 e apesar de ter o Java Me incorporado sempre dá essa mensagem de que nenhuma plataforma Java ME foi encontrada. Não sei o que devo fazer
Se tem o java me incorporado, basta informar o local do mesmo na instalação.
Eu, sinceramente, já pensava que não havia mais nada em JME.
Galera, fiz exatamente o que o darlan disse e finalmente o Netbeans abriu. Comecei a acompanhar um tutorial de criação de um aplicativo movel. Criei um Midlet através do Visual Midlet do Netbeans, mudei apenas algumas propriedades e ja ia começar a colocar o codigo quando resolvi testar a aplicação. Ocorre que esta dando um erro que nao sei como resolver. Compila mas não chega a construir nada. Dá o seguinte erro: Copying 1 file to C:\Users\Usuário\Documents\NetBeansProjects\UsingLocationAPI\dist\nbrun4566574905126330051
Jad URL for OTA execution: http://localhost:8082/servlet/org.netbeans.modules.mobility.project.jam.JAMServlet/C%3A/Users/Usuário/Documents/NetBeansProjects/UsingLocationAPI/dist//UsingLocationAPI.jad
Starting emulator in execution mode
C:\Users\Usuário\Documents\NetBeansProjects\UsingLocationAPI\nbproject\build-impl.xml:896: Execution failed with error code 1.
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 24 segundos).
Alguem pode me ajudar ? So sei que nao passa daí
Tem algum motivo real pra gastar tempo estudando Java ME? Só por curiosidade, por ser uma tecnologia morta.
Bem…na verdade eu so trabalhava com delphi, isso há 20 anos atrás, e parei, agora peguei umas aulas e tutoriais de Java porque Preciso implementar uma solução no trabalho. Daí me disseram que eu deveria fazer em Java e na verdade só encontrei um exemplo, que foi este. É uma especie de aplicativo para localização de veículos.
O Android é feito em Java também! Uma outra alternativa é o Kotlin.
*Inclusive se vc for pesquisar por track vehicle android
no Github, você vai achar bastante exemplos!
Então esquece Java ME, está despediçando seu tempo.
Para Android use o Android SDK, de preferencia com a linguagem Kotlin. Baixe o Android Studio. Pode até usar a linguagem Java com Android SDK, mas a linguagem Java já está em desuso na plataforma Android.
Cross-plataform Android e iOS pode usar o Flutter.
Vou tentar vê se encontro algum exemplo na net com essas opções. Faz muito tempo. E quanto ao Github, não sei nem como acessar. Fato. A ideia é colocar rastreadores ou celulares com gps e monitorar os deslocamentos em tempo real.
Definitivamente, esqueça Java ME.
O Github é bem tranquilo, é como se fosse o Google, segue o link:
Não precisa se registrar para baixar o projeto.
Um tutorial no Youtube para o Android:
Já que a ideia é usar rastreadores, você dar uma olhada em arduino, e fazer uns projetinhos em cima disso, na internet tem MUITO material para o Java e para o Arduino!
Projeto do Arduino:
Projeto com código do Arduino:
Bem, meu chefe decidiu por usar celulares, mas eu me interessei pelo coisa do chip de rastreamento. Depois de fuçar um bocado descobri que vou ter que usar uma API do Google, que por acaso nao conheço. Diante disso, penso que terei que criar uma especie de aplicação web para se conectar com os celulares que mandarao suas coordenadas em tempo real, correto ?
Então pergunto, o que devo estudar diante disso ? Flutter, Dart ou o que ?
Primeiro é preciso saber em qual hardware você pretende usar ?
- E’ um projeto próprio de hardware ?
- Pretende usar em smartphones, celulares antigos, ou em determinado aparelho ?
3.Poderia dar mais detalhes sobre, onde, e de que forma pretende usar ?
Vejo aqui no guj muitos condenarem uma tecnologia de cara, por ser mais antiga, mas acredite
nem tudo é viável em smartphones. Tem coisas que em j2me não rola, já para outras será bem vindo.
Veja bem, eles precisam controlar o deslocamento dos carros. Tem muito furto de combustível peças e desvio de rotas. Ocorre que trabalho. O CPD. Usavam o meu sistema de controle de estoque e gestao feito em delphi. Aí surgiu essa demanda e passaram pra mim. Pesquisei com algumas pessoas e a solução apresentada foi essa. Comprar celulares para colocar em cada carro e moto e criar um sistema para acompanhar a rota em tempo real. Daí descobri que isso é feito através da Geolocalização do Google Maps. O que não sei é qual linguagem seria mais apropriada pra ter essa forma de controle. Agora conversando com vocês me veio mais essa questão de usar o chip ou o celular. Apresentei as sugestões para os chefes aqui e eles optaram por comprar celulares inicialmente. Eu quero aprender a implementar tanto com o celular como com os chips. Aí vem as dúvidas: que celulares comprar? No caso do chip onde podemos obter e que outros itens precisaríamos ? E também fiquei na dúvida se poderia ser feito em Flutter ou mesmo em HTML com PHP. Sei lá. É por aí
Normalmente,tem um alto custo para aprender as coisas.
Se for no celular, que celular ?, os modernos ou mais modestos ?
Se for por chip, em arduino ou similar, no final das contas você terá de ver a quantidade a ser instalada e custo envolvido.
Hoje o mais simples é o celular, mas não deve ficar tão bom e viável quanto um hardware
específico.
Mas isso depende de vocês que conhecem os detalhes do projeto e de que forma pretendem usar.
Fato man, não é apenas no GUJ isso, mas em todos os fóruns de programação ocorre isso.
A grande questão de condenar o JME para o caso não é por simplesmente condenar, mas é porque é um projeto meio que abandonado até mesmo por quem o mantém. Ainda tem coisas feitas nele, mas já que o amigo está com uma demanda mais nova, muito melhor partir pra algo mais manutenível em nossos tempos. Provavelmente a dica seria diferente se ele pegasse um projeto já feito em ME e precisasse dar manutenção. Faz sentido?
Você teria algum cenário parecido ao que ele pretende usar onde o ME seria uma solução possível do ponto de vista técnico e de negócio?
O custo do hardware.
Java Card
(gosta do arduino e que programar em java ?)
http://haiku-vm.sourceforge.net/
Que tal J2me em Raspberry ?
https://www.raspberrypi.org
https://docs.oracle.com/javame/8.2/get-started-rpi/install.htm
Entre outras tantas coisas interessante e baratas comparadas a um smartphone moderno com uma tonelada de recursos que voce não vai precisar no seu projeto.
Massa… É obrigatório usar ME para Arduíno com Java? Pensei que tinha alguma API específica de arduíno, mas agora escrevendo parece não faer sentido.
Mesma coisa, pensei que era uma API específica.
Então porque a Oracle não está mais investindo pesado nesse ramo dos embarcados? Ou está e eu que estou por fora?
Já tem muita coisa feita e funcionando em j2me. Quando se fala em chip, onde voce coloca um programa de 20 kbytes isso mesmo 20 kbytes e ele controla algumas coisas de importancia em um chip que custa digamos R$ 3,00; estamos falando de coisa cuja longevidade é muito grande. Tenho chip aqui de decadas, e roda perfeitamente. Então não tem muito que ficar atualizando a ME, a menos que tenha bugs.
Somente pra citar, voce pode colocar j2me no Raspberry, mas pode coloca o javaFX tambem, claro que são necessidades e custos bem diferentes. Tudo depende.