Problema com segurança no MySQL

Olá a todos, boa tarde!

Estou com uma grande dúvida em relação ao MySQL.
Terminei de implementar um sistema, e agora estou implementando a segurança do sistema (registro do servidor e terminais), para conseguir prevenir a pirataria.
Toda parte de segurança está pronta, mas ela consta no banco de dados, e eu percebi que o MySQL armazena os dados em arquivos no disco, e pensei da seguinte maneira: “Se alguém mal intencionado tentar acessar o banco, não vai conseguir, pois não tem a senha, mas o que acontece se ele copiar a pasta do banco e colar em outra instalação do MySQL a qual ele tem acesso, funciona?” E não é que funcionou?
Sendo assim, pode-se copiar as tabelas pra outra instalação, mudar o que bem entender, e depois devolver as tabelas.
O que eu preciso é de uma maneira de impedir o acesso não autorizado a essas tabelas, seja via SGBD, seja via cópia de arquivos.

Alguém tem alguma dica, ou pode me dizer se estou errado em alguma coisa?

A primeira pergunta é, quem vai ter acesso ao equipamento para obter as bases de dados?
A segunda é, você instalou o MySQL e não alterou usuário/senha? Ainda usa o root sem senha?

O equipamento não deveria estar acessível a ninguém, mas eu sei que vai acabar acontecendo, então eu tenho que me precaver.

Sim, eu mudei, mas isso não impede de alguém mal intencionado copiar o meu banco para uma outra instalação do MySQL e acessar os dados.

O equipamento não deveria estar acessível a ninguém, mas eu sei que vai acabar acontecendo, então eu tenho que me precaver.

Sim, eu mudei, mas isso não impede de alguém mal intencionado copiar o meu banco para uma outra instalação do MySQL e acessar os dados.[/quote]

Para “prevenir a pirataria” só conheço uma forma - é a de você mesmo tomar conta do equipamento. Estando na casa do cliente, ele pode fazer o que bem entender :slight_smile: