Problema com servidor Mysql

Boa tarde pessoal,

Seguinte, estou com um problema serio. A minha maquina de desenvolvimento funciona tambem como servidor Mysql (temporariamente, ate que o definitivo seja instalado). Ate algum tempo atras eu vinha acessando normalmente as bases de dados tanto pelo Workbench, como via programa Java atraves de JDBC, fornecendo usuario root e senha. Não sei o que aconteceu, mas de repente eu não conseguia mais acessar via Workbench, somente via JDBC. Tentei de tudo e a mensagem era sempre a mesma “Access Denied for user root using password yes”. Então a solução que achei foi desinstalar tanto o Mysql quanto o Workbench e reinstalar tudo novamente. Depois disso feito, consegui acessar novamente pelo Workbench, mas agora a situação inverteu, não estou conseguindo acessar via JDBC, a mensagem continua a mesma: "Access Denied for user ‘root’@‘localhost’ (using passwor=YES).

Alguem tem alguma dica?

Desde ja, obrigado!

Tem certeza que não houve alteração nas configurações do banco de dados?

Com certeza não. Ate porque ele agora abre normalmente no Workbench, com essa mesma senha.

Esqueci de dizer que ele está instalado no Ubuntu. Vinha funcionando normalmente, abrindo tanto pelo Workbench, como pelo sistema em Java, via JDBC. De repente parou de abrir no Workbench, e o que eu achei mais estranho, foi que depois que eu desinstalei o Mysql e o Workbench e instalei novamente, a situação se inverteu, agora abre no Workbench e não abre via JDBC.

Será que foi alguma atualização do Ubuntu? Será que reinstalando o JDBC, volta a funcionar?

Não. Com certeza existe algo errado com isso, mas, onde está o erro, não posso te dizer.

Alem de acessar normalmente pelo Workbench, eu tambem consigo acessar via terminal do Ubuntu, com o mesmo usuario root e senha. Ta sinistro isso…

Ufa…consegui. Fiz uma remoção completa do Mysql, Workbench e tambem do Samba4 e depois reinstalei tudo. Acho q tinha alguma sujeira na configuração.

De qualquer forma, muito grato pela atenção. Abraços! :slight_smile: