Problema com Session no modelo MVC

Olá a todos,
Pessoal estou com um problema, e espera que alguém possa me ajudar, o problema é o seguinte, eu tenho uma pagina que armazena uma lista de produtos, cada produto contém um checkbox que ao ser marcado deve armazenar a ID do produto, em uma variável de sessão, e removida da sessão caso seja e desmarcada, a sessão deve ser feita no momento que em eu sair da página, possuo uma outra página chamada de relatório onde devo carregar todos os itens guardados em minha sessão. Possuo também um filtro que no momento em que saio da página chama a Servlet responsável por implementar esta logica. Como faço para criar a sessão a partir de minha servlet e poder acessar os dados gravados no mesmo quando acessar o link de relatório, detalhe a página que possui a lista do produtos a serem incluídos na sessão, não pode conter um um botão do tipo submit chamando uma servlet, para gravar a servlet deve ser chamada a clicar em qualquer link da página independente de qual seja.

Se alguém poder me ajudar agradeço desde de já, caso não possa agradeço da mesma forma.

Obrigado