Problema com timeout de conexão JDBC no DBCP do Tomcat 4.1.31

0 respostas
R

Amigos,

Estou tendo um problema, e não obtive resposta alguma após exaustivas pesquisas no Google. Dá a impressão de que ninguém no mundo constatou algo parecido.

O meu problema é o seguinte: Tenho um pool de conexões de banco de dados (DBCP) no meu Tomcat. Segui toda a documentação do Tomcat 4.1.31, minha aplicação foi deployada como um contexto em tomcat/webapps/aplicacao.xml. Dentro deste XML eu tenho as configurações do banco de dados, inclusive um parâmetro chamado “maxWait”.

O que esse parâmetro promete, pelo que vi na documentação, é impedir que qualquer conexão no pool fique mais do que o tempo configurado em milissegundos. No meu caso, está configurado para 4000ms, ou seja, se levar mais de 4 segundos para conseguir a resposta do banco, eu deveria receber uma Exception.

O que acontece é que esse parâmetro é solenemente ignorado! O pool foi configurado corretamente, pois quando o banco está ativo, consigo as conexões normalmente. Porém quando eu simulo uma situação de banco de dados fora do ar, ele fica eternamente tentando conectar no banco.

A quem possa interessar:
jdk1.5.0_11
jre1.4.2_13-b06
tomcat 4.1.31
commons-dbcp-1.2.2.jar
commons-pool-1.1.jar

Desde já agradeço a todos os que puderem colaborar com qualquer tipo de ajuda, e fornecerei prontamente qualquer informação que possa ajudar na solução!

Criado 9 de maio de 2007
Respostas 0
Participantes 1