Ola tenho um Intel P4 de 3Ghz 512 de ram e placa mãe asus com o Xp e estou com o seguinte problema… ele esta travando geral direto ou seja ele trava e nada funciona nem ctrl + alt + del nem nada… simplismente congela a tela sem nada funcionar e as vezes este travamento ocorre mesmo antes da inicialização do windows… e as vezes ocorre no windows. ja chequei a temperatura da CPU no SETUP e éla parece estar normal… entre 30C a 46C
ja removi e limpei a memoria e recoloquei e nada… alguem teria alguma ideia do que poderia ser?
Problema com travamento geral da maquina
6 Respostas
Não adianta observar a tempratura no setup, voce tem que baixar algum sistema que observe a temperatura durante a execução utilizando algum outro aplicativo, que normalmente o fabricante da placa mãe coloca nos cd’s de drivers, mais eu acho que isto provavelmente seja por falta de memória ou mal contato da placa de video, tente limpar a placa de video com a borracha (que nem as memorias) retirar e colocar o cabo de energia (pode ser mal contato) e se não resolver, pode ser realmente Aquecimento, ou então o problema não é no hardware pode ser no S.O que esta sobrecarregando seu PC, qual S.O você utiliza?
utilizo o winXp… mas acredito não ser no SO pois como disse o travamento as vezes ocorre antes mesmo da inicialização do SO as vezes ocorre no post ou ate mesmo antes disto… e qual programa posso utilizar para ver a temperatura da CPU durante a execução? e da placa de video?
Eu me lembrei do Norton Utilities, parece que ele tinha leitura de temperatura da CPU
Tive um problema semelhante com um Athlon X2. Bem, eu precisava justificar na assistência, então fiz algumas coisas, como:
- Rodar MemTest86
- Atualizar BIOS
- Ligar o teste “longo” de BIOS
Nesse último, a máquina pirou e travava. Bingo, tinha como botar a maquina na assistência. Demorou um mês, mas ficou a lição: Nunca compre Phitronics.
(Em tempo: Pra quem tiver Athlon X2, faça esse último item. Você irá se surpreender)
Verifique o estado dos capacitores da sua placa mãe, eles podem estar “estufados” e isso faz com que o pc fique congelando, como você descreveu…tanto antes de carregar o sistema, quanto já carregado.
Abraço.
Ultima vez que vi um computador que travava dessa maneira era a placa de video. 
Substitua a sua por alguma nova e deixe rodando algum video benchmark e confira se é isso mesmo.
Boa sorte! :lol: