Problema com validação de formulario

Bom dia galera, estou com um problema para validar um formulario, vou explicar a situação:

Bem eu tenho em um JSP dois formularios, um deles vem com os campos carregados de uma outra pagina e o segundo vem vazio.

Após eu preencher o segundo formulario eu queria submeter ele mas sem perder os dados do primeiro formulario, ou seja quando eu dou um submit a tela é recarregada e os valores são perdidos,
gostaria de ver uma forma onde apenas o segundo formulario é dado o refresh e o primeiro permanece com os valores em tela sem serem recarregados ou perdido.

espero que possão me ajudar pessoal.

vlw

input hidden?

não te entendi zelopes, como assim input hidden?

Se você quer dar submit de apenas um dos forms, então talvez usando ajax resolva. Como sugestão, use o richfaces para adicionar suporte a ajax nas suas páginas.

nunca usei ajax, teria um exemplo?

falha minha, não li direito seu problema…achei que queria passar dados de formularios entre paginas diferentes…

lendo melhor…ajax é uma opção boa…pois você não daria refresh nessa página e não perderia os dados do primeiro form…

mesmo assim voltando aos “input hidden” você poderia usá-los…no segundo formulário vc pode usar campos deste tipo para após o refresh preencher o primeiro formulário novamente…pegando esses campos sendo que eles serão enviados no submit…

[]'s

Pois eh tentei fazer da forma que você falou mas eu tenho muitos campos na tela e isso resultaria em um jsp muito extenço, se fosse fazer em ajax como poderia fazer isso? eu chamria um outro jsp e inseria dentro de um innerHTML? nunca mexi com ajax teria algum exemplo para me passar?

abraço