Problema de conexão ubuntu firebird

olá
tenho um web service que funciona perfeitamente no windows, mas no linux estou com problemas.
Primeiramente, coloquei no servidor a web service com o tomcat, adicionei o firebirdsqlfull.jar dentro do java, alterei a permissão da pasta do tomcat e da do banco de dados, mas não rodou. E o pior, não acusava nenhuma exceção.
Agora a tarde, coloquei uma aplicação em jsp para rodar no tomcat, e acusou a seguinte exceção:

Erro CODVENDA org.firebirdsql.jdbc.FBSQLException: Resource Exception. I/O error during “CreateFile (open)” operation for file “/opt/firebird/dados/banco.fdb” Error while trying to open file null Reason: I/O error during “CreateFile (open)” operation for file “/opt/firebird/dados/banco.fdb” Error while trying to open file null

Não sei o que pode ser. No windows roda certinho.

Alguma luz? rs

abraços.

Aparentemente não esta conseguindo abrior o banco…
pode ser por nao estar encontrando (acesso ou caminho), ou ele estar corrompido;;

você ja tentou conectar neste msm banco de dados sem ser atraves de sua aplicação…mais pelo shell do seu linux

Att.,

o problema foi que na bendita máquina tinha um firebird 2 instalado e tava conflitando com o 1.5, que é o que utilizamos.

Exclui o 2 e funfou beleza.
Abraços.

Que bom que o seu problema foi resolvido, a comunidade agradece se voce marcar o topico como resolvido.