Problema de Encoding - Ler e escrever arquivos provenientes de ZoS (mainframe)

Pessoal,

Estou com um problema estranho.

Necessito baixar alguns programas COBOL do mainframe, fazer alguns ajustes neles através de um software que desenvolvemos em java, e depois disso, subir novamente o programa COBOL ao mainframe. O processo de download e upload do programa é feito via FTP.

Tenho alguns casos de caracteres não UTF-8 no código. Por exemplo: À, Ñ e outros

Quando baixo esses arquivos com esses códigos, eles ficam exatamente como deveriam.

Porém, depois de fazer a leitura do arquivo com java, e escrevê-lo de novo, o resultado não esta como o esperado.

Olhando o arquivo em um editor HEXA, notei que esta sendo adicionado um C2 antes de cada caracter non UTF-8.

Para fazer a leitura/escrita do arquivo, já tentei utilizar um monte de charsets diferentes, porém não consegui ainda chegar em um resultado satisfatório.

Alguém por acaso já passou por algo parecido e poderia me dar uma dica de como resolver esse tema?

Comparando as linhas da imagem acima, nota-se que na seleção, foi adicionado um c3 81 que na representação do lado direito, seria um PONTO (.)

I = 49
V = 56
N = 4e