Problema de redimensionamento de componente

6 respostas
T

Pessoal,

Em minha aplicação há um JPanel que contém um JLabel inserido nele. Quando eu seto uma string de não mais que 4 caracteres nesse JLabel, o JPanel redimensiona e desconfigura o tamanho dos demais componentes da janela!!

Já desmarquei o autorredimensionamento dos dois componentes e ainda assim eles aumentam de tamanho após eu inserir a string e bagunça tudo… :cry:

Alguém saberia dizer o que está acontecendo, please?

6 Respostas

InicianteJavaHenriqu

Você deve está usando layout [color=darkblue]null[/color]. Poste o código para termos certeza.

:thumbup:

P

Se você não setou nenhum tipo de Layout, o layout será o FlowLayout(Layout padrão de um JPanel) então, caso o tamanho de um objeto for alterado, os outros serão reposicionados caso não caibam na linha do Contêiner. Se você deseja desabilitar os Layouts para fins de estudo, utilize o método setLayout(null), posicione, e redimensione os objetos manualmente, mas isso não é uma boa prática.

Abraço.

InicianteJavaHenriqu

Sim, o padrão do JPanel é FlowLayout (se você montar a GUI via código), porém, se você usar o NetBeans (não sei qual IDE o autor do tópico está utilizando) o padrão dos componentes é desenho livre.

P

Então, já que ocorreu esse problema com o usuário, me parece que ele não usou nenhuma IDE certo JavaHenrique?Essa característica é típica do FlowLayout. E no NetBeans na verdade o que ocorre não é um padrão “desenho livre”, o netbeans calcula quais Layouts serão necessários para o que você usou da paleta e cria o código para você.
Abraço

InicianteJavaHenriqu

Sim, mas o NetBeans usa somente um gerenciador de layout (se você não alterar) este desenho livre na verdade é o GroupLayout

T

Olá pessoal!!

Muito obrigado pelos post’s, mas eu já corrigi o problema. Estou usando o Netbeans.
Eu tinha posto o JLabel vazio e beeeem pequeno. Esse foi meu erro, pq qndo setava a String dentro dele, o JLabel crescia e os demais componentes cresciam junto com ele.

Ai só dimensionei o tamanho do JLabel de forma que a String coubesse nele e ficou tudo certo!! :smiley:

Mesmo assim, vlw pela ajuda!!!

Criado 3 de maio de 2012
Ultima resposta 5 de mai. de 2012
Respostas 6
Participantes 3