Problema em executar jar

Opa,

to com um problema aqui… estou com um programa rodando no windows pelo eclipse… no meu build path eu selecionei o jar do postgres para fazer a conexão. Pelo eclipse ele roda, executa as query, tudo certo. Então eu gero um jar com a main class sendo minha classe principal e chamo esse jar na linha de comando da seguinte forma

 java -cp .:postgre.jar - jar teste.jar

só que quando ele tenta criar uma conexão, ele diz que a classe não foi encontrada. O jar do postgre e meu executável estão na mesmo pasta, e eu já tentei botando o caminho completo.

Alguem sabe o que eu tenho que fazer para ele rodar? porque eu queria fazer um script .bat para chamar meu programa!!

Valeu

Olá BrunoBastos,

Se você usar a opção “-jar”, você não pode especificar um classpath ("-cp"). Se você quiser especificar um classpath diferente quando tiver usando um arquivo JAR, você deve colocar essas informações no arquivo MANIFEST. Coloque essa linha no MANIFEST pra dizer que o classpath também é o arquivo postgresql.jar:

Class-Path: postgresql.jar

Lembre-se que esse arquivo (postgresql.jar, por exemplo) é relativo ao JAR. Portanto, se você usasse isso aí você deveria colocar o postgresql.jar no mesmo diretório que o seu JAR.

Até mais,

Valeu

Bom saber disso… mania de usar eclipse e sair dando next next hehehe

as vezes é com aprender como se configurar o mainfest pra saber

Sabe como faço para expecificar o classpath do mainfest pelo eclipse na hora que eu gero o jar?

Não, eu não uso o Eclipse :slight_smile:

Então como eu faço para editar o mainfest manualmente depois que o jar está gerado? Tem como fazer isso?

Você pode pegar o arquivo JAR gerado, descompactar, alterar o MANIFEST e gerar de novo (na mão):

jar -cmf META-INF/MANIFEST.MF Programa.jar *

supondo que você está no diretório raiz do seu projeto.

Até mais,

to usando windows xp configurei as variaveis para o java_home só que na hora que digito jar ele não reconhece o comando… acredito que eu tenho q configurar o jar tb… como faço isso? Valeu

resolvi já… meu mainfest está assim

Main-Class: home.app.GUI.FormPrincipal Class-Path: postgre.jar

eu chamo esse comando e gero o jar

jar cfm teste.jar mainfest.txt home.*

só que quando tento rodar ele não acha o jar do postgre e quando eu abro o jar usando o winrar e xego no arkivo mainfest

Manifest-Version: 1.0 Created-By: 1.5.0_06 (Sun Microsystems Inc.) Main-Class: home.app.GUI.FormPrincipal

Sabe como corrijir issp?

uma forma de resolver isso tb seria vc mexer com as variaveis do ambiente, eu resolvi meu problema desse jeito!, pois meu projeto não estava rodando de jeito nenhum nas estações que tem windows xp

espero ter ajudado