Problema estranho com classpath

Olá pessoal, não sei se alguns de vocês já passaram por isso…

Eu seto todos os .jar que irei usar no classpath, mas se eu não dezipar o jar na pasta da aplicação, ela não funciona, parece que ela não reconhece o .jar… alguém já passou por isso?

no classpath você deve passar o caminho completo até o arquivo JAR e incluir o nome do arquivo e a extensão.
Exemplo: SET CLASSPATH= c:\diretoriodojar\exemplo.jar (considere \ como )

aqui no GUJ tem um ótimo tutorial sobre JAR
http://www.guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListTutorial&MAMUTE_TEMPLATE=ShowTutorial&LIST_TUTORIAL=single&TutorialId=42&PAGE=1

Eu faço isso… eu setando ele pelo enviroment variables do Xp, quando vou pro console e digito pra ver o classpath ele continua ileso sem a alteração que eu pedi.
Eu estou colocando o jar do mysql no classpath.

Quando vc altera uma variável pelo painel de controle, essa alteração não reflete nas sessões de console que já estão abertas, você deve fechar a sessão atual e iniciar uma nova.

Mesmo assim, por exemplo o mysql.jar, ta indicado no classpath, mas eu tenho que extrair ele pra pasta, senaum não roda.

por enquanto a melhor solução para você é empacotar suas classes num JAR executável e no arquivo Manifest especificar onde estão os outros pacotes a serem usados. Dessa forma a sua aplicação fica mais independente e você não se preocupa com o S.O.