Problema estranho com TOMCAT em máquina virtual

galera, eu instalei aqui no trabalho uma máquina virtual ubuntu e criei todo o meu ambiente de desenvolvimento.

só que meu tomcat ta estranho, ele funciona pelo eclipse mas nao funciona sozinho.
em casa (onde eu uso linux, que por sinal é a mesma versao do que está aqui no trabalho, 9.1 ) o tomcat roda tranquilo,

aqui no trabalho eu subo uma aplicação pelo eclipse e o tomcat.
mas nao subo pela linha de comando.

quando eu digito echo $JAVA_HOME ele me retorna /opt/java6/jdk1.6.0_21/bin/java, ou seja, o java está no PATH!

quando eu digito ./startup.sh, ele mostra

Using CATALINA_BASE: /home/vevangel/java/webservers/tomcat/tomcat-5.5.26 Using CATALINA_HOME: /home/vevangel/java/webservers/tomcat/tomcat-5.5.26 Using CATALINA_TMPDIR: /home/vevangel/java/webservers/tomcat/tomcat-5.5.26/temp Using JRE_HOME: /opt/java6/jdk1.6.0_21/bin/java

e quando eu digito ./shutdown.sh ele me mostra

Using CATALINA_BASE: /home/vevangel/java/webservers/tomcat/tomcat-5.5.26 Using CATALINA_HOME: /home/vevangel/java/webservers/tomcat/tomcat-5.5.26 Using CATALINA_TMPDIR: /home/vevangel/java/webservers/tomcat/tomcat-5.5.26/temp Using JRE_HOME: /opt/java6/jdk1.6.0_21/bin/java ./catalina.sh: 340: /opt/java6/jdk1.6.0_21/bin/java/bin/java: not found

quando eu subo e tento acessar a página principal do tomcat, ele apenas me retorna ERRO404,
alguem já passou por situação parecida?

OBS:

o catalina_home nao parece fazer diferença, em casa eu digitei echo $CATALINA_HOME e ele nao me retornou nada, e la em casa qualquer tomcat roda tranquilo.
erros tambem ocorrem com JBoos
brigadao galera!!!

Opa!
Tente isto:

sudo /usr/sbin/update-alternatives --config java

Selecione a opção:
/usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java
Depois rode um:

java -version

Veja se aparece o Java correto e tente rodar o Tomcat de novo.

ele retornou

update-alternatives: error: Nenhuma alternativa para java.

Não deveria aparecer essa mensagem se vc possui o Java instalado, tá com jdk ai? Confere no seu Synaptic se o pacote está marcado.

Eu tenho o jdk da Sun e o Openjdk, é só selecionar qual vou usar:

Vc instalou pelo repositório ou instalou manualmente?

eu instalei manualmente por que aqui no trabalho eu estou atraz de um proxy que exige autenticação.
eu tentei alterar o apt.conf de acordo com os exemplos que eu vi na net mas sempre que executo o update ele da como que os hosts nao foram atingidos.
eu usei a jdk-6u21-linux-i586.bin, baixei direto do site da oracle do pc la de casa…

engraçado que eu consio acessar sites, mas nao consigo dar update…

Se vc está atrás de um proxy vc precisa setar isso em sistema>preferências>proxy da rede, deixar que o sistema todo use o proxy, inclusive o apt.
Por isso não acha o Java, pq vc instalou manualmente colocando na pasta /opt, vai ter que redirecionar o alvo pra lá, caso contrário terá que instalar pelo repositório, ai vc escolhe o que quer fazer.