Ola pessoal estou montando uma tela de login e estou encontrando dificuldade para fazer ele mostrar erro quando nao e digitado nada na caixa de login.
Alguma dica??
privatevoidbtLogarActionPerformed(java.awt.event.ActionEventevt){// TODO add your handling code here:// Pega input {GET}Stringlogin=campoLogin.getText();login=null;System.out.println(""+login+"");//String senha=campoSenha.getText();//private String login = null;//private String senha = null;if(login==null){System.out.println("falta login");}if(login!=null){System.out.println("deu");}
Cara, utiliza JavaScript pra esses casos…
é bem mais símples
functionvalidaform(frm){if(frmLogin.USUARIO.value==""){alert("Informe seu Usuário!");frmLogin.USUARIO.focus();returnfalse;}if(frmLogin.SENHA.value==""){alert("Informe sua Senha!");frmLogin.SENHA.focus();returnfalse;}}
Chame esse JS, no onsubmit do teu form dessa forma: onSubmit=“return validaform(this);”
vc teria que verificar se ele é vazio ao invez de fazer login = null;
no caso usar o metodo isEmpty() da classe String.
B
Bruno_Laturner
Quando ele não digita nada na caixa de texto, o texto deve vir vazio, não nulo. Então verifique se o tamanho da string é zero.
C
criscompbr
Estou fazendo um programa de controle de estoque,usando como IDE o Netbeans com servidor mysql.
tchulla
Amigão esperimenta usar Try catch fica mais elegante!
privatevoidbtLogarActionPerformed(java.awt.event.ActionEventevt){// TODO add your handling code here:// Pega input {GET}try{Stringlogin=campoLogin.getText();System.out.println(""+login+"");Stringsenha=campoSenha.getText();if(login.equals("")||login==null)thownewException("Login não informado!");if(senha.equals("")||senha==null)thownewException("Senha não informada!");System.out.println("Dados Informados com sucesso!");}catch(Exceptione){System.out.println(e.getMensage);}
C
criscompbr
criscompbr:
Ola pessoal estou montando uma tela de login e estou encontrando dificuldade para fazer ele mostrar erro quando nao e digitado nada na caixa de login.
Alguma dica??
privatevoidbtLogarActionPerformed(java.awt.event.ActionEventevt){// TODO add your handling code here:// Pega input {GET}Stringlogin=campoLogin.getText();//String senha=campoSenha.getText();//private String login = null;//private String senha = null;if(login==null){System.out.println("falta login");}if(login!=null){System.out.println("deu");}
if (login != null && !login.trim().isEmpty()) {
System.out.println ("deu");
}
Blz agora ta funcionando!!
Vleu
C
criscompbr
Muito Obrigado a todos pela ajuda pessoal!!!
aureliolima
Não me dei conta, foi mau…
aureliolima
Não tinha me dado conta…
foi mau
andeb
Uma observação, se a sua inteção é verificar se o usuário simplismente não digitou NADA na caixa de login, o correto é fazer assim:
if("".equals(login)){// usuário não digitou nada}Oexemploqueopessoalpostoutambémpodeserconsideradocorreto,masvaipraumaquestãopolêmicodeconceitos,pramimumaStringvaziaésimplismenteumaStringcomtamanho0,enãoumaStringcomespaçosembranco(sobreousodotrim()).:)
pmlm
andeb:
O exemplo que o pessoal postou também pode ser considerado correto, mas vai pra uma questão polêmico de conceitos, pra mim uma String vazia é simplismente uma String com tamanho 0, e não uma String com espaços em branco (sobre o uso do trim()). :)
Um login nunca deverá ser só espaços, certo? Então deve usar o trim
Scoobydoo
cara. fais do meu jeito que funciona --’’
andeb
Certo, assim como um login não deveria conter somente uma letra, mas vamo abstrai essas questões…
Amigo todas as dicas acima são valorosas vou deixar a minha tb!
eu resolveria assim o seu problema:
privatevoidbtLogarActionPerformed(java.awt.event.ActionEventevt){// Captura o login e já remove espaços em brancoStringlogin=campoLogin.getText().trim();try{// Checa se a String login está em branco se estiver lança uma excessão, não se preocupe com null pois // JTextFields não retornam null.if(login.equals(""))thrownewException("Login não informado!");// se houver caracteres na String ela será processada a partir daquiSystem.out.println("OK");}catch(Exceptione){// Aqui é informado a excessão ou 'Mensagem de Alerta' capturada pelo trySystem.out.println(e.getMessage());}}