Alguem sabe oq pode estar acontecendo!!! Gerei um relatório RTF pelo iReport, e ele funcionou perfeito. Porém, quando integro com minha aplicação, ele substitui cedilhas e acentos por interrogação (?).
Já tentei de tudo, trocar a fonte, trocar o encoding do relatório, mas nada adiantou. Continua a mesma b…
Alguem ja passou por isso ou tem alguma sugestão de como resolver ?
Insista na questão do encoding mesmo pois é quase 100% de chance de ser isso.
Lembre-se, o fonte do relatório (jrxml) nada mais é que um XML.
Abra-o com o notepad++ e tente converter para o mesmo encoding que você utiliza no eclipse.
Aqui, eu utilizo utf-8.
gibaholms
cara… ja olhei tudoo… ta tudo em UTF-8 !!! Bizarro meu!!!
Tanto no XML, como no iReport! Não sei mais o que fazer!
A
AdrianoPalm
Hmmm estranho mas ainda aposto no encoding…
sugiro que você compile(JAVAC) seu projeto passando o encoding no argumento, como manda o texto abaixo:
-encoding encoding
Sets the source file encoding name, such as
EUCJIS/SJIS/ISO8859-1/UTF8. If -encoding is not specified, the
platform default converter is used.
gibaholms
cara… q inferno!!! ainda não resolveu…
Tipo, eu peguei esse projeto no meio, um cara ja tinha feito os relatorios… são 3 relatorios diferentes, e o engraçado eh q os outros 2 funcionam normalmente… apenas esse q dá esse pau.
E abrindo ambos pelo iReport, todas as configurações estão idênticas…
E engraçado q os caracteres q dão esse problema nem vêm de banco de dados, são colocados na mão no relatório.
Enfim… ainda não consegui resolver, aceito outras sugestões… rsrs
A
AdrianoPalm
Vamos lá,
Outras sugestões:
– Abrir em um editor de textos os jrxml que funcionam e os que não funcionam e compará-los.
– Abrir os que funcionam no ireport - fazer uma edição simples - salvá-los novamente e ver se eles passam a dar erro.
– Abrir os que funcionam no Ireport e, a partir deles, usando copiar e colar, montar novamente os que não funcionam e salvar com outro nome.