Problema iReport

5 respostas
gibaholms

Oi Pessoal

Alguem sabe oq pode estar acontecendo!!! Gerei um relatório RTF pelo iReport, e ele funcionou perfeito. Porém, quando integro com minha aplicação, ele substitui cedilhas e acentos por interrogação (?).

Já tentei de tudo, trocar a fonte, trocar o encoding do relatório, mas nada adiantou. Continua a mesma b…

Alguem ja passou por isso ou tem alguma sugestão de como resolver ?

5 Respostas

A

Meu caro,

Insista na questão do encoding mesmo pois é quase 100% de chance de ser isso.

Lembre-se, o fonte do relatório (jrxml) nada mais é que um XML.

Abra-o com o notepad++ e tente converter para o mesmo encoding que você utiliza no eclipse.

Aqui, eu utilizo utf-8.

gibaholms

cara… ja olhei tudoo… ta tudo em UTF-8 !!! Bizarro meu!!!

Tanto no XML, como no iReport! Não sei mais o que fazer!

A

Hmmm estranho mas ainda aposto no encoding…

sugiro que você compile(JAVAC) seu projeto passando o encoding no argumento, como manda o texto abaixo:

-encoding encoding
Sets the source file encoding name, such as
EUCJIS/SJIS/ISO8859-1/UTF8. If -encoding is not specified, the
platform default converter is used.

gibaholms

cara… q inferno!!! ainda não resolveu…

Tipo, eu peguei esse projeto no meio, um cara ja tinha feito os relatorios… são 3 relatorios diferentes, e o engraçado eh q os outros 2 funcionam normalmente… apenas esse q dá esse pau.

E abrindo ambos pelo iReport, todas as configurações estão idênticas…

E engraçado q os caracteres q dão esse problema nem vêm de banco de dados, são colocados na mão no relatório.

Enfim… ainda não consegui resolver, aceito outras sugestões… rsrs

A

Vamos lá,

Outras sugestões:

– Abrir em um editor de textos os jrxml que funcionam e os que não funcionam e compará-los.

– Abrir os que funcionam no ireport - fazer uma edição simples - salvá-los novamente e ver se eles passam a dar erro.

– Abrir os que funcionam no Ireport e, a partir deles, usando copiar e colar, montar novamente os que não funcionam e salvar com outro nome.

De todas as maneiras, faça backups.

Criado 10 de abril de 2008
Ultima resposta 10 de abr. de 2008
Respostas 5
Participantes 2