Galera, estou iniciando em Java…
baixei o jdk1.6.0_13 e instalei no vista, seguindo as poucas instrucoes q encontrei em um manualzinho aq na net…
o problema eh q o meu primeiro programa o Ola Mundo (rsrs,eh a 3a vez q o faco) nao ta rodando da o seguinte erro:
Tem alguma coisa q to fazendo de errado galera??? ou o problema eh com a compatibilidade com o Vista??? Os programas Demo tb nao estao rodando…
Ajudem-me , por favor…
Não crie arquivos nesse diretório do Windows Vista (C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_13\bin) .
Esse diretório não está habilitado para escrita para um usuário normal, então o compilador vai ter problemas ao criar o arquivo .class nesse diretório.
Em vez disso, ajuste o PATH para que o javac possa ser acessado, e crie seus programas em um diretório seu (por exemplo, se o nome do seu usuário é “user”, vá para c:\users\user, que é um diretório onde você pode escrever sem problemas.
C
carlosjsz
thingol:
Não crie arquivos nesse diretório do Windows Vista (C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_13\bin) .
Esse diretório não está habilitado para escrita para um usuário normal, então o compilador vai ter problemas ao criar o arquivo .class nesse diretório.
Em vez disso, ajuste o PATH para que o javac possa ser acessado, e crie seus programas em um diretório seu (por exemplo, se o nome do seu usuário é “user”, vá para c:\users\user, que é um diretório onde você pode escrever sem problemas.
Como ajusto o PATH para q o javac possa ser acessado de outras pastas???
obrigado
C
carlosjsz
thingol:
Como ajusto o PATH para q o javac possa ser acessado de outras pastas???
obrigado
T
thingol
Você pode fazer, já que está em uma linha de comando:
PATH=%PATH%;C:\ProgramFiles\Java\jdk1.6.0_13\bin
Digite esse comando ao entrar no Prompt de Comando. Esse comando permanece até que você feche o Prompt de Comando.
C
carlosjsz
Valeu thingol…
consegui dessa forma criar meu arquivo.class …
POREM…esta dando esse erro:
ou seja, “-cp .” é a mesma coisa que “-classpath .”, ou seja, esse comando serve para indicar para o Java.exe que ele pode encontrar arquivos .class no diretório corrente (no seu caso “Z:”)
Se você está usando alguma apostila que omitiu esse comando "-cp . " ou “-classpath .”, pode ser que ela tenha sido escrita para uma versão mais antiga do java.exe que considerava sempre que o diretório corrente continha os arquivos .class. As versões mais novas, por motivos de segurança, precisam que você use “-classpath .”.