Problema na autenticação de usuário com senha criptografada na base

Oi pessoal,

Estou começando agora no java e estou com um problema quanto a autenticação de usuarios.
Já vi alguns tópicos aqui que mostram como fazer a query e tudo mais. Meu código está funcionando mas existe um detalhe:
Estou usando banco Mysql (posteriormente migrarei para Oracle) e o campo senha da tabela de usuario está sendo inserido usando a sintaxe: "insert into … password(‘123’)… (Por enquanto ainda estou setando a senha ‘na mão’) " e extamente por este motivo a query sempre retorna vazia.

Como posso verificar um campo criptografado atraves de HQL.

Segue meu código:

PARA POSTAR SEUS CÓDIGOS NO GUJ USE AS TGAS CODE QUE ESTÃO DISPONIVEIS ENQUANTO VC ESCREVE SEU TEXTO.

//DESSE MODO...

valeu!
Se nao deu para visualizar o codigo… aqui vai:

public Usuario verificarLogin(String email, String senha) throws NegocioException { 	
		Long usuarioEncontrado = null;
		Query query = null;
		Usuario usuario = null;

query = getHibernateTemplate().getSessionFactory()
		.getCurrentSession().getNamedQuery("verificarLogin");

query.setString("email", email);
		query.setString("senha", senha);

usuarioEncontrado = (Long) query.uniqueResult();		

if (usuarioEncontrado != null) {			
			usuario = this.obter(usuarioEncontrado );						
		}

return usuario;
               }

<query name="verificarLogin">
  <![CDATA[
    SELECT usuario.chave FROM Usuario usuario WHERE usuario.mail = :mail and usuario.senha = :senha	
  ]]>
</query>

Alguem poderia me ajudar a resolver este problema? Estou pesquisando mas sem restorno positivo.

Será que qnd temos um campo SENHA em um banco (seja MySql, Oracle ou SQLServer) e essas senhas estao usando a criptografia do proprio SGBD (seja nas sintaxes password(’’), md5() ou covert(…)) Hibernate não tem como comparar a senha do campo da tabela com a informada no formulario preenchida pelo usuario?