O meu problema é o seguinte: quando um usuário faz o seu login ( login.jsp), ele é redirecionado para a página principal.jsp. Só que, se o usuário clica no botão “Voltar” do browser, a aplicação volta pro login.jsp como se não estivesse logado. Como posso resolver esse problema?
Problema na autenticação
12 Respostas
Testando, no carregamento do seu login.jsp, se o usuário já está logado (na sessão). Se ele estiver, o login.jsp já redireciona ele pra página principal de novo; assim, mesmo que ele clique no ‘voltar’, ele vai acabar indo pra ‘principal’, que creio, seja a página inicial de quem já está logado.
Abraço!
não! Eu já fiz isso e o problema continua!
Do jeito que você falou, só funciona se eu clicar “voltar” e em seguida: “atualizar”, aí sim ele redireciona. Se clicar apenas “voltar”, o erro persiste. Isso não resolveu
ninguém tem idéia?
Eu também quero saber como fazer isso pois estou com um problema semelhante. No meu caso, eu tenho uma página cadastro.jsp, que é acessada através de um link em principal.jsp. Na página cadastro.jsp, o usuário pode fazer um cadastro ( oh!), só que, caso ele tenha preenchido algum campo errado e clica em “Enviar” eu mando ele de volta para a mesma página b[/b].
O meu problema é: se o usuário erra, por exemplo, 3 vezes, quando ele clica em “voltar”, ao invés de voltar para a página “principal.jsp” ele acaba voltando para a mesma página “cadastro.jsp”. É necessário que o usuário clique em voltar 3 VEZES para voltar em principal.jsp!!!
Acho que a solução para o seu problema é a mesma para esse meu. Espero que alguém nos ajude 
seu problema é bem parecido com o meu… tipo, em sua aplicação quando o usuário faz login e em seguida clica em “voltar”, ele volta pra tela de login novamente?
ninguém se candidata a dar a solução? hahha
seu problema é bem parecido com o meu… tipo, em sua aplicação quando o usuário faz login e em seguida clica em “voltar”, ele volta pra tela de login novamente?ninguém se candidata a dar a solução? hahha
Sim, quando eu faço o login e clico em voltar ele volta para a tela de login também.
Também estou esperando alguém ajudar! Não é possível que ninguém tenha passado por esses problemas antes… :shock:
Se ao invés de fazer um redirect (lado cliente), vc fizer um forward (lado servidor), acho que vc não teria esse problema…
Me veio a cabeça isso mas não tenho certeza.
[]'s
Opa! se colocarem o código podemos entender melhor o que esta acontecendo.
Já tive problemas com isso no meu caso eu valido se o usuário esta logado quando navega pelas páginas assim caso termine a sessão ou o usuário não esteja logado voltará para tela de login.
Se ao invés de fazer um redirect (lado cliente), vc fizer um forward (lado servidor), acho que vc não teria esse problema…
Me veio a cabeça isso mas não tenho certeza.[]'s
No meu caso eu já havia testado com esses dois métodos. Continuou na mesma, ou seja, ainda precisava clicar várias vezes no botão “voltar”.
O problema é que o botão “voltar” dos browsers não reenvia nenhum dado para o servidor.
Ainda sim, tenho certeza que existe alguma solução, pois é fácil encontrar sites que quando você clica em “voltar” no navegador ele faz algo a mais ao invés de simplesmente voltar literalmente para a página anterior…
o nosso problema é: como desabilitar o botão voltar
consegui resolver utilizando <%response.setHeader(“Cache-control”,“no-cache”); %> em cada jsp… e fazendo a verificação se existe seção
abraço
consegui resolver utilizando <%response.setHeader(“Cache-control”,“no-cache”); %> em cada jsp… e fazendo a verificação se existe seçãoabraço
thiag_ohe, eu coloquei esse código, mas ainda preciso clicar no botão “voltar” várias vezes! Além disso, eu reparei que a página não é recarregada automaticamente. Não era este o seu objetivo? (quando o usuário clicasse em “voltar” no browser ele voltasse E atualizasse a página).
Resumindo: qual foi exatamente o efeito do código acima na sua aplicação? (Em especial, no botão voltar)
Obrigado.