Problema na autenticação

O meu problema é o seguinte: quando um usuário faz o seu login ( login.jsp), ele é redirecionado para a página principal.jsp. Só que, se o usuário clica no botão “Voltar” do browser, a aplicação volta pro login.jsp como se não estivesse logado. Como posso resolver esse problema?

Testando, no carregamento do seu login.jsp, se o usuário já está logado (na sessão). Se ele estiver, o login.jsp já redireciona ele pra página principal de novo; assim, mesmo que ele clique no ‘voltar’, ele vai acabar indo pra ‘principal’, que creio, seja a página inicial de quem já está logado.

Abraço!

não! Eu já fiz isso e o problema continua!

Do jeito que você falou, só funciona se eu clicar “voltar” e em seguida: “atualizar”, aí sim ele redireciona. Se clicar apenas “voltar”, o erro persiste. Isso não resolveu

ninguém tem idéia?

Eu também quero saber como fazer isso pois estou com um problema semelhante. No meu caso, eu tenho uma página cadastro.jsp, que é acessada através de um link em principal.jsp. Na página cadastro.jsp, o usuário pode fazer um cadastro ( oh!), só que, caso ele tenha preenchido algum campo errado e clica em “Enviar” eu mando ele de volta para a mesma página b[/b].

O meu problema é: se o usuário erra, por exemplo, 3 vezes, quando ele clica em “voltar”, ao invés de voltar para a página “principal.jsp” ele acaba voltando para a mesma página “cadastro.jsp”. É necessário que o usuário clique em voltar 3 VEZES para voltar em principal.jsp!!!

Acho que a solução para o seu problema é a mesma para esse meu. Espero que alguém nos ajude :slight_smile:

seu problema é bem parecido com o meu… tipo, em sua aplicação quando o usuário faz login e em seguida clica em “voltar”, ele volta pra tela de login novamente?

ninguém se candidata a dar a solução? hahha

[quote=thiag_ohe]seu problema é bem parecido com o meu… tipo, em sua aplicação quando o usuário faz login e em seguida clica em “voltar”, ele volta pra tela de login novamente?

ninguém se candidata a dar a solução? hahha[/quote]

Sim, quando eu faço o login e clico em voltar ele volta para a tela de login também.

Também estou esperando alguém ajudar! Não é possível que ninguém tenha passado por esses problemas antes… :shock:

Se ao invés de fazer um redirect (lado cliente), vc fizer um forward (lado servidor), acho que vc não teria esse problema…
Me veio a cabeça isso mas não tenho certeza.

[]'s

Opa! se colocarem o código podemos entender melhor o que esta acontecendo.
Já tive problemas com isso no meu caso eu valido se o usuário esta logado quando navega pelas páginas assim caso termine a sessão ou o usuário não esteja logado voltará para tela de login.

[quote=wariows]Se ao invés de fazer um redirect (lado cliente), vc fizer um forward (lado servidor), acho que vc não teria esse problema…
Me veio a cabeça isso mas não tenho certeza.

[]'s[/quote]

No meu caso eu já havia testado com esses dois métodos. Continuou na mesma, ou seja, ainda precisava clicar várias vezes no botão “voltar”.

O problema é que o botão “voltar” dos browsers não reenvia nenhum dado para o servidor.

Ainda sim, tenho certeza que existe alguma solução, pois é fácil encontrar sites que quando você clica em “voltar” no navegador ele faz algo a mais ao invés de simplesmente voltar literalmente para a página anterior…

o nosso problema é: como desabilitar o botão voltar

consegui resolver utilizando <%response.setHeader(“Cache-control”,“no-cache”); %> em cada jsp… e fazendo a verificação se existe seção

abraço

[quote=thiag_ohe]consegui resolver utilizando <%response.setHeader(“Cache-control”,“no-cache”); %> em cada jsp… e fazendo a verificação se existe seção

abraço
[/quote]

thiag_ohe, eu coloquei esse código, mas ainda preciso clicar no botão “voltar” várias vezes! Além disso, eu reparei que a página não é recarregada automaticamente. Não era este o seu objetivo? (quando o usuário clicasse em “voltar” no browser ele voltasse E atualizasse a página).

Resumindo: qual foi exatamente o efeito do código acima na sua aplicação? (Em especial, no botão voltar)

Obrigado.