Problema na conexão com sql sever 2000 via jsf

Boa tarde preciso conectar minha aplicação com uma base de dados sql server 2000 que ja esta pronta essa conecção deve ser via hibernate, olhei a documentação da microsoft e segui todos os passos porem estou com o seguinte erro,

WARN: SQL Error: 0, SQLState: 08001
ERROR: No suitable driver found for jdbc:microsoft:sqlserver://172.30.2.116:1433/sgdp
GRAVE: org.hibernate.exception.JDBCConnectionException: Could not open connection
at org.hibernate.exception.internal.SQLStateConverter.convert(SQLStateConverter.java:107)
at org.hibernate.engine.jdbc.spi.SqlExceptionHelper.convert(SqlExceptionHelper.java:125)

Inicialmente achei que a url estivesse errada, visitando alguns sites e forum da web encontrei a seguinte URL:
jdbc:sqlserver://

Porem ao faser isso estora o seguinte erro:

O Java Runtime Environment (JRE) versão 1.7 não tem suporte nesse driver. Use a biblioteca de classes sqljdbc4.jar, que dá suporte para JDBC 4.0.
GRAVE: java.lang.UnsupportedOperationException: O Java Runtime Environment (JRE) versão 1.7 não tem suporte nesse driver. Use a biblioteca de classes sqljdbc4.jar, que dá suporte para JDBC 4.0.
at com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerConnection.(SQLServerConnection.java:238)
at com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver.connect(SQLServerDriver.java:841)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:579)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:190)

Ja adicionei o jar do sql sever , configurei o path (com a versão sqljdbc4.jar), e fiz uma macumba,

Alguem teria uma ideia doque poderia ser ?

hibernte esta na seguinte forma:
com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver
jdbc:sqlserver://IP:porta/banco
org.hibernate.dialect.SQLServerDialect

Cara tive esse problema… Na pagina oficial do Driver é só pra SQLServer 2005 pra cima. Eu usei o driver na versão 3 e deu certo.
Experimente, são 3 arquivos:
http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=21599

em conjunto com a equipe de trabalho a gente conseguiu acha o erro,

problema era do lado do servidor acontece que o sql sever 2000 não é compatível com o windows sever sp2…roda bem na 1 e na 4 , ele acaba fexando porta 1433 e fazendo uma “nhaca”,

baixando um pack no site da microsoft a gente corrigiu o erro…,

mais agradeço a ajuda,