Problema na Geração de .jar com o framework JasperReports
7 respostas
galotinho
Tô com dificuldade em gerar .jar com as classes que eu escrevi pra gerar os relatorios! Quando eu rodo no netbeans o programa funciona tranquilo, gera os relatorios, salva, imprime, tudo blz! Ai qdo eu gero um .jar, e tento executar, a interface roda tranquilamente, mais qdo eu vou gerar um relatorio, da um exception! As classes do jasper ki eu importei, eu preciso dizer o caminho delas no Manifest? No .jar eu preciso colocar as classes que eu importei? Me ajudem ai a configurar meu .jar!
dentro do seu projeto cria uma pasta, dentro desta pasta coloque os .jar que o seu sistema utiliza tipo do ireport jasperreports-1.2.5.jar commons-digester-1.7.jar commons-logging-1.0.2.jar commons-beanutils-1.5.jar
commons-collections-2.1.jar itext-1.3.1.jar … feito isso vc vai no seu arquivo manifest.mf que na cria uma tag chamada Class-Path: e nela vc informa o caminho da pasta que vc criou
ficaria assim
O delimitador de uma jar para o outro é o um espaço! como mostrei na linha do Class-Path:
obs no final da sua linha de um enter o arquivo manifest tem que ficar com uma quebra de linha
Espero que de certo!
galotinho
Configurei o classpath como vc disse ai, e ele continua não encontrando os .jar do framework! Coloque os .jar dentro de uma pasta chamada jasper! Vou te dizer como tá meu arquivo .jar! Ele tem tres pastas, uma com os .class da minha aplicacao chamada interfaceprincipal, outra chamada jasper, onde eu coloquei os arquivos .jar necessarios como o jasperreports, os commons e o itext, e por fim a pasta META-INF que é onde está o manifest configurado da seguinte forma!
Manifest-Version: 1.0
Ant-Version: Apache Ant 1.6.2
Created-By: 1.5.0_04-b05 (Sun Microsystems Inc.)
Main-Class: interfaceprincipal.formPrincipal
Class-Path: jasper\jasperreports-1.2.7.jar jasper\commons-dbcp-1.2.1.jar jasper\commons-collections-2.1.jar jasper\commons-digester-1.7.jar jasper\commons-javaflow-20060411.jar jasper\commons-logging-1.0.2.jar jasper\itext-1.3.1.jar
X-COMMENT: Main-Class will be added automatically by build
pq continua dando o exception? Quando eu executo no editor ele funciona, qdo eu executo pelo .jar ele na hora que vai gerar o relatorio da erro de classe não encontrada!
Me ajudem!
griciolli
Tenta fazer o seguinte, coloca a sua pasta jasper dentro da sua pasta interfaceprincipal.
galotinho
Pô primo! Consegui n! Deu o msm problema!
Vc não teria ai um exemplo não? Cria um .jar de exemplo ai!
=)
Brigadão
rafiusiks
Kra, a um tempo atras tive este mesmo problema, a solução que achei, foi achar um plugIn pro eclipse q gerava o .jar pra mim e exportava junto os .Jar dentro do projeto.
O nome do PlugIn é Fat Jar. Tenta aí…
R
RicardoLuis
Para resolver você deve fazer o seguinte:
O seu JAR está funcionando corretamente certo?
Então, em seu MANIFEST.MF adicione o seguinte comando:
Class-Path: jasperreports.jar commons-logging.jar jdt-compiler.jar
Após fazer isto, adicione os JARs na mesma pasta onde se encontra o JAR da sua aplicação.
Agora é só executar o seu JAR que irá funcionar sem problemas.
Espero ter ajudado.
Caso não funcione, coloque o erro gerado para que possamos analisá-lo.
Obs: Quando eu utilizei o JasperReports precisava apenas utilizar estes três JARs, não sei se agora precisa de mais algum, mas quase certeza que são apenas estes.
R
RicardoLuis
Ahhh, e mais uma coisa, de acordo com o código do seu JAR que você postou, você utiliza a seguinte barra “”, não seria a outra barra “/”?
Se não me engano você deve utilizar esta barra “/”.