Problema na geração de relatórios no Java usando iReports

Boa tarde pessoal!

Estou desenvolvendo meu TCC sobre SIG com a API Swing e a mesma terá a emissão de relatórios com iReport.
Pesquisei sobre as maneiras de gerar relatórios e se falava muito bem de iReports e decidi trabalhar com ele, porém tive uma dificuldade de entendê-lo.
Fiz alguns exemplos e eles funcionaram. Aí pensei vou carregar esses relatórios da minha aplicação java, mas aí surgiu o problema.
Como? Alguns jars devem fazer parte da aplicação, os coloquei, uma lista enorme. Depois, realizei a classe e deu problema no reconhecimento do arquivo.

Erro (tela com erro) segue logo abaixo juntamente com o código.

Então ao tentar abrir meu arquivo *.jrxml: Error loading the report template

Código:

[code]package relatorios;

import java.util.HashMap;
import javax.swing.JOptionPane;
import net.sf.jasperreports.engine.JRResultSetDataSource;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;
import net.sf.jasperreports.view.JasperViewer;
import utilitarios.conexao;

public class rel_Atividade {

conexao con = new conexao();

public rel_Atividade () {
    try { 
       con.conecta();
       System.out.println(" vai selecionar dados do banco");
       con.executeSQL("Select * from atividade");
       
       // o java não estava reconhecendo a lib do jasper
       JRResultSetDataSource jrRS = new JRResultSetDataSource(con.resultSet);
       
       System.out.println(" vai pegar arquivo. Aqui acontece o erro. É como se o arquivo não existisse.");
       JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(
                  "relatorios/rel_atividade.jasper", new HashMap(), jrRS);
       
       System.out.println("Se chegu aqui é porque vai mostrar na tela!");
       System.out.println(" vai imprimir");
       JasperViewer.viewReport(jasperPrint, false);

    } catch (Exception erro) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao imprimir relatório!!"  + erro); }
}

public static void main (String args[]) {
    System.out.println(" vai imprimir");
    rel_Atividade rel_Atividade = new rel_Atividade();
}

}
[/code]



Cara, pelo que vi na segunda figura vc nao compilou o rel_Insumo.jrxml para criar o rel_Insumo.jasper dentro da pasta. Ele nao ta achando o arquivo compilado.
Abraço!

Eu compilei eles, mas esses arquivos não abriram mais depois que coloquei os jars do jasper dentro do meu projeto.
Inclusive eles não abrem mais no iReportDesigner. Estou baixando agora o novo iReportDesigner 5.0.0 do site http://sourceforge.net/projects/ireport/files/latest/download?source=files. Depois de instalá-lo vou tentar abrir esses arquivos.

Acredito que seja isso ou o caminho para o arquivo não é o correto. Além disso vi em um tutorial aqui do Guj que os paths devem estar bem configurados. Preciso urgentemente terminar com a emissão desses relatórios.

Reinstalei outra versão do iReport e não surtiu o efeito esperado. A janela de Design continua não aparecendo e ele se torna insignificante em função disso.
Alguém saberia dizer o que se trata