Problema na hora de executar um exercicio!

23 respostas
D
estou tentando executar esse exercicio mas esta dando erro.

o exercicio eh o basico:

public class HelloWorldApp {

public static void main (String args[]) {

System.out.println(Oi,para Todos!);

}

}

da o seguinte erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: HelloWorldApp

o que faço??
obrigado!

23 Respostas

Rafael_Steil

Ola, seja bem vindo ao GUJ!.

O seu problema esta na configuracao da variavel de ambiente CLASSPATH, a qual o Java usa para localizar as bibliotecas necessarias. Normalmente o que acontece eh que tal variavel nao contem o diretorio atual ( especificado por um ponto ). Outra coisa que eh preciso eh que voce precisa executar o comando

java HelloWorldApp

no mesmo diretorio onde o arquivo HelloWorldApp.class se encontra. Para ver se o problema eh de fato com a CLASSPATH, digite

java -classpath . HelloWorldApp

e veja se funciona.

[]'s
Rafael Steil

D

obrigado pela resposta e pelas boas vindas!!

Bom,
qdo eu tento executar o comando java HelloWorldApp no diretorio onde c encontra o HElloWorldAPP.class ele da o erro:

Can´t find HelloWorldAPP

pq??

obrigado

Rafael_Steil

Du, ao inves de simplemente tentar usar “java HelloWorldApp”, tente usar a forma “java -classpath . HelloWorldApp”, e veja se dessa forma funciona.

[]'s
Rafael

Guilherme_Silveira

ps: du, du hast, du hast mich, du hast mich bla bla bla, num lembro mais o q, ich habes vergessen, la la lo re re re
(soh pra animar o thread)

D

uaheuaheuaehuahe

funcionou!
LOL

mas pq preciso dar esse -classpath???
eh pq eu não tenho configurado nas variaveis de ambiente o JDK??

muito obrigado!!

Rafael_Steil

Exatamente. As vezes, o problema eh que voce tem o CLASSPATH apontando para um lugar especifico, porem sem incluir o ponto ( . ) no caminho, e por isso que os erros acontecem.

Nao deixe de ler os artigos sobre a configuracao do JDK no Linux e no Windows, tanto quanto o “As duvidas e erros de un iniciante” aqui no GUJ mesmo, pois tais textos irao lhe ajudar bastante.

E ja que voce gostou do site, espalhe para os seus amigos sobre o guj!

[]'s
Rafael Steil

D

pode deixar que irei recomendar para muita gente!!

Eu li o tutorial para configurar as variaveis, porem não funcionou aki no win 2K.

abraços

Rafael_Steil

Nao funcionou? apresentou alguma mensagem de erro, ou simplesmente nao funcionou? Vou verificar isso, e qualquer coisa atualizamos o tutorial, certo?

Obrigado pelo toque

Rafael

Guilherme_Silveira

sem se esquecer que apos a alteracao das variaveis voce deve reiniciar seu prompt (se estiver usando o cmd) pra loadar as novas variaveis?

gui

Rafael_Steil

Gui, nos Windows ME pra cima nao eh mais pelo autoexec.bat, mas sim pelo painel de controle que se configura essas coisas… Parece que pelo autoexec.bat nao faz mais efeito. Agora, se precisa reiniciar o computator ja eh outra historia. Vou verifica isso direito de noite.

Rafael

F

Nao, nao eh reiniciar o computador q o Gui disse, é apenas para reiniciar o prompt! Isto eh, depois de mudar as variaveis no painel de controle, fechar a janela do prompt e abrir de novo!
:smiley:

Rafael_Steil

Ops… foi mal. Windows nao eh a minha area :mrgreen:

D

apenas não funcionou.
qdo eu digito “java” ou “javac” no prompt ele da o seguinte erro:

‘java’ não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Rafael_Steil

Voce precisa configurar a variavel de ambiente PATH, conforme explicado no tutorial de instalacao. Resumindo, crie uma variavel de ambiente chamada PATH apontando pro diretorio “bin” dentro do diretorio onde voce instalou o JDK. Por exemplo, digamos que o jdk esta instalando em
c:j2se1.4_01. Nesse caso, aponte PATH para c:j2se1.4_01in
[]'s
Rafael

Guilherme_Silveira

“Voce Tem”:
‘java’ não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Opa, isso significa que ele nao encontrou o programa.
Como todo bom programa em modo ms-dos tem que estar no PATH pra rodar de qualquer lugar.
O que falei eh o que o Coutinho (flc) falou.
De resto, voce deve acertar o seu path que deve estar errado, como o Rafa falou.

Se mesmo assim voce nao conseguir, tente:
c:\j2se1.4_01\bin\java nomedoseuprogramaetal

Com o caminho inteiro, isso nao teria como errar se voce instalou o jdk/jre.
Por ultimo, o rafa colocou soh uma barra invertida entao ficou errado la, faltando as barras e tal :slight_smile:

Gui

D

Segundo o tutorial, precisa configurar 3 variaveis : CLASSPATH,PATH, e criar uma nova!

Mas na realidade não precisa, eh soh adicionar o diretorio que o JDKin esta que ja funciona!!

Rafael_Steil

Sua opiniao eh muito importante para nos, pois assim poderemos sempre estar melhorando o conteudo do site. Ha algum ponto do tutorial que voce achou que ficou confuso, ou que precisa de uma explicacao melhor? Falta algo, talvez uma informacao que nao esta contida mas que voce acha que seria bom mencionar?

Obrigado,
Rafael Steil

D

Bom,
eu acho que o tutorial esta otimo!
a unica coisa que tem de ser corrigida é que na hora de configurar o PATH, tem que por o diretorio JDKin, e não somente o diretorio JDK. Pq senão não ira funcionar.

abraços

Parabens pelo Forum!

Rafael_Steil

Valeu!
A terceira variavel que vc se referia eh a JAVA_HOME, certo? bom, essa sim tem que apontar somente para o diretorio do JDK, enquanto a PATH precisa apontar ainda pra dentro do bin. No tutorial ha uma parte assim:

SET PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%\bin

Ou seja, veja que estamos usando o JAVA_HOME e adicionando bin ao final. Essa seria a forma correta de configurar o PATH. Vou dar uma atualizada no tutorial, pra explicar melhor essa parte, dizendo pra que serve para variavel.

[]'s
Rafael

D

entaum, mas eu tentei fazer desse3 jeito que esta no tutorial e não funcionou aki no win 2K que eh pelo painel de controle!

soh funcionou qdo eu atualizei o PATH com o diretorio JDKin!

eu nem coloquei os outros redirecionamentos em CLASSPATH e no JAVA_HOME!!!

Rafael_Steil

Sim, nas versos do Windows posteriores ao 98 ( ME adiante ) eh tudo pelo painel de controle. No tutorial explica isso, mas nao esta muito destacado nao :).

Em relacao as variaveis JAVA_HOME e CLASSPATH, o esqueme eh o seguinte: alguns softwares requerem que voce tenha configurado a JAVA_HOME, pois ele usam a mesma para saber onde se encontra o JDK. O compilador e o interpretador nao precisam dela, mas talvez algum dia algum software que vc for executar ira pedir.

A CLASSPATH o esquema eh parecido. Se ela nao esta configurada, a JVM ira procurar nos diretorios default, o qual inclue o atual ( especificado pelo ponto ). Porem, se vc adiciona algo na CLASSPATH, a JVM ira ignorar as configuracoes padrao e usar o conteudo da varivel, e eh por isso que muitas pessoas tem problemas quando alteram a mesma, pois apontam para algum diretorio mas nao incluem o ponto junto.

Basicamente falando eh isso. Estamos fazendo um artigo sobre a utilidade das variaveis de ambiente do Java, onde tera uma explicacao mais detalhada.

Rafael

D

Entendi!

obrigado pela explicação!!

cara, qdo as novas atualizações do tutorial estiverem prontas vc poderia postar aki por favor??

eh q ai eu recebo por e-mail!

eh que estou no serviço e não da para eu ficar entrando direto na page, portanto entro qdo receber a msg por e-mail!!

obrigado!!

Paulo_Silveira

“Du Hast”:
Entendi!

obrigado pela explicação!!

cara, qdo as novas atualizações do tutorial estiverem prontas vc poderia postar aki por favor??

eh q ai eu recebo por e-mail!

eh que estou no serviço e não da para eu ficar entrando direto na page, portanto entro qdo receber a msg por e-mail!!

obrigado!!

precisamos de um newsletter urgente neh?

semana que vem eu posso implementar, agora nao da mesmo, to ferradao!

mas se alguem quiser ir implementando, ja tem a camada OR no cvs, soh precisa fazer uma pagininha boba mesmo!

Criado 10 de setembro de 2002
Ultima resposta 11 de set. de 2002
Respostas 23
Participantes 5