Problema no tutorial GUJ

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.13.1.guj

Quando vi esse tutorial… minhas duvidas quanto criação de arquivo e manipulação de dados tinha acabado. Tudo bem pensei… será que o tutorial não falta algo… é claro neh… Importação das classes e uma olhadinha na API para qualquer metodo a mais a ser usado…

Mas ao usar o metodo do tutorial para poder gravar dados…

PrintWriter nGc = new PrintWriter(new BufferedWriter(new FileWriter("clientes.txt"))); O seguinte erro é constatado no NetBeans (como a maioria ja deve saber… ele contem um Auto-Compilador que tudo q vc escreve ele ja verifica se ta errado ou não.):

Socorro !? :oops:

isto:

PrintWriter nGc = new PrintWriter(new BufferedWriter(new FileWriter("clientes.txt")));  

gera uma IOException e tenque ser capturada ou mandada para outro metodo da pilha capturar

é so fazer isto para funcionar:

try{
PrintWriter nGc = new PrintWriter(new BufferedWriter(new FileWriter("clientes.txt")));  
}catch(IOException e) {
  e.printStackTrace();
}

assim se ocorrer algum problema em tempo de execução ele ira lançar uma exceção que sera capturada pelo catch e tratada no bloco… neste caso ele ira imprimir a pilha de chamada de metodos desde a raiz da exceção…

ou… muito obrigado.

Tinha me esquecido que leitura de arquivo fica dentro do “try”, “catch”…
Cara… as vezes da um branco. E eu me esqueço que tem que fazer de certas formas.

Gracias.

Isso é questão de aprender a ler Exceptions e Warnings

unreported exception java.io.IOException; must be caught or declared to be thrown

unreported exception
Exception não relatada

Qual?
java.io.IOException;

must be caught or declared to be thrown
Devera ser pega (catch) ou declarada para ser lançada (throws)