Problema selectBooleanCheckbox não fica marcado como "checked"

Estou com o problema que dois selectBooleanCheckbox não ficam marcados como “checked”, quando eu recupero os dados do banco, na primeira exibição os campos ficar marcados certo, mas se preciso exibir os dados novamente eles não ficam marcados mais.

Trecho do código da pagina:

<h:outputLabel for="cbxPagarMobra" value="Pagar M&atilde;o-de-Obra" />
   <h:selectBooleanCheckbox id="cbxPagarMobra" value="#{MBean.medicaoServicosSelecionado.pagarMobra}" />
   <h:outputLabel for="cbxPagarMaterial" value="Pagar Material" />
   <h:selectBooleanCheckbox id="cbxPagarMaterial" value="#{MBean.medicaoServicosSelecionado.pagarMaterial}" />

Trecho do código da entidade:

@Basic(optional = false)
    @Column(name = "pagar_mobra", nullable = false)
    private boolean pagarMobra;
    @Basic(optional = false)
    @Column(name = "pagar_material", nullable = false)
    private boolean pagarMaterial;

Se eu uso <h:outputText value="#{MBean.medicaoServicosSelecionado.pagarMobra}" /> o dado que imprime na pagina é true, mas o selectBooleanCheckbox não renderiza como “checked”.
Porque será que acontece isso? existe outra forma pra conseguir o resultado que preciso?

Alguém tem a resposta pra esse problema?

Temos uma aplicação que rodava com primefaces 3.4 e migramos para o 4.0. Depois disso alguns problemas surgiram.

Em uma tela o selectbooleancheckbox não exibe marcado, mesmo vindo true… acontece o mesmo que com o Masami: no outputtext ele mostrar true, mas não marca o selectbooleancheckbox.