Problema sério!

Olá galera!!

Há alguns dias venho tentando implementar um cliente em java desktop que consome os serviços de uma aplicação feita em perl. Porém testei o tal do jax-ws2.0 e Xfire e não obteve sucesso! Tenho conversado com muita gente, e algumas pessoas falam que esse negocio de web services é foda, que o tal do RESP seria uma solução mais fácil. Porém não encontro praticamente nada de RESP.

Será que alguém poderia me indicar uns livros, links, ou até me enviar algum material. Estou com a corda no pescoço! Me ajudem por favor! :shock:

Olá

Já lhe disse que WS é complicado. Principalmente quando se usa SOAP/WSDL/WS-*.

Até parei de ajudar para que você tenha tempo de estudar. Não é em 2 ou 3 dias que se consegue dominar WS. Só para ler e entender a parte de WS do tutorial de JEE5, já se perde um bom tempo. Isto depois que a gente já se come com farinha schema, SOAP e WSDL (que tem um monte de tutoriais bons por aí como indiquei no tutorial de WS do ConexãoJava/2006)

Acho que WS é a área que mais material escrito tem na Internet. Pare de tentar inventar ou conseguir solução tipo “clica aqui, sai solução pronta ali” e parta para entender porque não consegue ler o tal WSDL. Porque não funciona a classe Java gerada pelo WSDL com uma das várias ferramentas que existem por aí.

Este é o melhor conselho que posso lhe dar neste momento.

[]s
Luca

Bruno,

Só corrigindo no seu post você citou RESP, na verdade isso não existe e sim REST, o Luca já comentou algumas coisas sobre o assunto aqui no Guj mesmo:

http://www.guj.com.br/posts/list/44429.java

Não sei se resolveria sua necessidade mas pesquise pelo nome correto!

[]s

Entendi galera. Desculpem minha anciedade. É porque sou novo nesse emprego, e meu chefe já disse que precisa do sistema para daqui um mês. O problema todo é que estou no período de experiência, mas vou me desdobrar para terminar esse sistema, mas claro seguindo as dicas de vcs (Sem atropelar as etapas e entendendo a tecnologia primeiro).

Valeu!!!

Luca,

Só me ajude então adefinir o que realmente eu terei de usar. Tipo, é possível eu usar XML-RPC, REST, ou seja outras alternativas sem ser SOAP?

Só para relembrar preciso desenvolver um cliente java desktop que consome serviços de uma aplicação feita em perl. Foi gerado um arquivo .wsdl, mas a questão é que será que eu preciso realmente utilizar esse arquivo para consumir esse serviço? Posso utilizar esse serviço sem precisar do arquivo .wsdl? Pois conversei melhor com um funcionário la da empresa e ele me falou que a tal aplicação em delphi que utiliza os mesmos serviços que eu precisarei utilizar, não o faz através desse arquivo .wsdl. Portanto minha conclusão é este arquivo possa estar errado!

Li seus slides e XML-RPC me pareceu ser uma alternativa relativamente fácil.

Olá

Se o serviço é disponibilizado com um wsdl, é preciso usar ESTE arquivo e usar SOAP. Neste caso não pode usar outra alternativa. Se este arquivo estiver errado, a solução é impossível. Use um daqueles programinhas de verifificação de schema que estão no meu PDF de schema. Como alerto no meu tutorial, muitas e muitas vezes a gente precisa examinar na raça os arquivos SOAP e WSDL para descobrir erros. É por isto que a gente precisa entender de SOAP e WSDL.

Seu colega precisa dizer qual a mágica que fez.

[]s
Luca

Valeu mais uma vez! Agora sei o caminho certo a seguir! T+! :lol:

Me falaram que existe uma ferramenta para o Delphi que converte o wsdl em um .pas, por isso ele não utiliza o .wsdl diretamente.

Mas quanto ao meu problema, comparando dois arquivos .wsdl, um que eu testei e tenho certeza que funciona e o que preciso usar, percebi que o que eu preciso usar está errado.

Tem diversas coisas diferentes, e só para ter certeza de que ele realmente estava errado alterei o que funcionava de acordo com o que eu preciso e ele tbem parou de funcionar. Só que o contrário, não consigo fazer, ou seja, baseando no que funciona corretamente, fazer o outro funcionar, rsrsrsrs…, pois são muitas as diferenças.

Portanto, gostaria de saber se existe alguma ferramenta que gere o .wsdl de um serviço desenvolvido em outra linguagem. Se não, acho que vou ter alterá-lo na mão mesmo, até dar certo.

Olá

Para Java não existe uma só. Como já disse antes, existem trocentas que geram a classe java a partir do wsl. Então é claro que seu colega USOU o wsdl.

Todas as ferramentas do tipo Axis, Xfire, etc. tem java2wsdl e wsdl2java.

Mas realmente o wsdl pode estar errado e o Delphi ter engolido o erro sem reclamar. O Java pode ser mais exigente. O caminho é mesmo conferir o wsdl.

[]s
Luca