Problema simples com datas Java/MySQl

Olá,não sei se esse é o lugar certo,mas é que esta é uma dúvida simples sobre datas:

Estou desenvolvendo um aplicativo simples para fins didáticos onde o usuário poderá alugar um carro,e para isso,deverá entrar com um valor String que será a data de retirada do carro da loja e outro valor String que será a data de devolução do mesmo.Para cada dia excedido da data de devolução,o usuário deverá pagar 0,5% do total do valor do aluguel do carro a mais como multa.

Minha principal dúvidas é:
[list]Como posso fazer o cálculo da multa?[/list]

Eu li qui no GUJ,uma forma de converter valores STRING para DATE,para que esse valor possa ser armazenado no banco de dados.A conversão seria feita através desse método:

  public static Date formataData(String data) throws Exception {
        if (data == null || data.equals("")) {
            return null;
        }

        Date date = null;
        try {
            DateFormat formatter = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
            date = (java.util.Date) formatter.parse(data);
        } catch (ParseException e) {
            throw e;
        }
        return date;
    }

Estou desenvolvendo esse aplicativo no NetBeans,tentei inserir um JFormatedTextField para receber os valores das datas,mas não consigo setar a formatação de jeito nenhum,tentei os modelos padrões fornecidos pelo IDE,tentei também personalizar,mas nenhum dos dois está funcionando.

Agradeço a atenção desde já.

Quantidade de dias em atraso vezes o valor correspondente a multa, que pode ser calculado usando regra de tres basica.

(valor-alugeul-carro * 0.5) / 100

Se houver outra duvida posta ai

aqui tem uma função utilitario que utilizo para saber a diferenca de dias entre duas datas

	public static int diferencaDias(Date data1, Date data2) {
		long dif = data2.getTime() - data1.getTime();
		
		if(dif > -86400000 && dif < 86400000){
			return  0;
		} else {
			return (int) (dif / 86400000);
		}
	}

nao sei se esta com duvida nessa parte mas quem sabe de ajuda

Certo,até aí tudo bem,mas como eu posso pegar a quantidade de dias que atrasou?

Agradeco a atenção.

[quote=othman]Certo,até aí tudo bem,mas como eu posso pegar a quantidade de dias que atrasou?

Agradeco a atenção.[/quote]

Obrigado,não tinha visto a resposta

Por favor, não marque o título dos tópicos com o óbvio, tal como [DÚVIDA], [AJUDA], [SOCORRO] ou [URGENTE].
Se você não tivesse dúvida, nem teria aberto o tópico, não é?

Deixe para marca-lo com informação relevante, como [RESOLVIDO] ou [MYSQL].