Problema técnico com AJAX reponseText (Não jQuery)

Minha dúvida está mais para técnica do que lógica…Eu tenho um sistema de requisição AJAX que envia um post com tipo (adicionar ou remover) ; Após o script PHP concluir a ação, no fim da execução eu retorno um echo com o resultado dependendo do tipo do post enviado: echo “adicionado”; ou echo “removido”;

Dai, pego esse echo com o a.reponseText assim:

if(a.responseText == "adicionado") {
getElementById("botao").innerHTML = "<button>Remover</button>";
} else if (a.responseText == "removido") {
getElementById("botao").innerHTML = "<button>Adicionar<button>";
}else {
 alert(a.response); Eu mostro o echo se as condições acima não forem satisfeitas
}

O problema é que: o PHP retorna os echos tudo certinho, mas o javaScript executa sempre o alert(a.responseText); ele passa direto para o else da condição e Não alerta os botões…

Outra coisa, se eu trocar de == para = numa das comparações, ai ele executa o alert e depois que eu confirmo o alert, ele altera o botão em que a condição está em = ;

problema persiste tanto no meu locallhost quanto no meu servidor;

Eu não faço ideia do que causa este problema e nem com conserta-lo. Qualquer ajuda eu agradeço muito, já pesquisei bastante mas não encontrei a solução nem nada parecido, sou iniciante na parte técnica do AJAX e das outras linguagens, mas vou passar abaixo algumas especificações técnicas dos scripts que talvez possam ajudar:

1. A requisição retorna 200 OK;
  2. Utilizo setRequestHeader assim" setRequestHeader(“Content-type”, “application/x-www-form-urlencoded”); As vezes eu sinto que o erro sai dessa linha :smile:
  3. Especificações do local host são: Apache/2.4.17 (Win32) OpenSSL/1.0.2d PHP/5.6.23 Server at localhost Port 80

Agradeço desde já qualquer ajuda!!!