Problema utilizando f:event (Primefaces 3.4)

Tô precisando da ajuda de profissionais… hehehe

Eu utilizo o comando abaixo para montar um gráfico em uma página, antes da renderização dela:

<f:metadata>
    <f:event type="preRenderView" listener="#{managedBean.montaGrafico}"/>
</f:metadata>

O problema é o seguinte, nesta página utilizo um <p:dataTable> onde clicando em um registro abro um <p:dialog> com mais informações daquele registro utilizando o atributo “update”, até aí tudo bem, já fiz isso em outros projetos, o problema é que quando utilizo o <f:event> na página o update para de funcionar.

Exemplo, quando clico no item da dataTable o diálogo aparece vazio, se eu dou um refresh na página e clico em outro item o diálogo aparece com os dados do item que eu cliquei primeiro, ou seja, está recebendo os valores, só não atualiza o diálogo.

E fazendo alguns testes notei que se eu retirar o <f:event> tudo funciona normalmente. Já tentei chamar o método montaGrafico direto no managedBean, pelo construtor, mas dá erro. O problema é que eu crio um gráfico com immageMap (JFreeChart) e se não chamar o método antes da renderização da página dá erro. A única solução que encontrei foi utilizando o <f:event>.

Alguém já viu algum problema parecido ou tem alguma sugestão?

Valeu, abraço.