Problema visualização relatórios no linux

Opa, pessoal
Estou com problema na visualização de relatórios no linux devido as fontes não instaladas no S.O. Por exemplo: Times New Roman, Courier New e etc.
Por exemplo relatorio.jrxml tenho um textElement com a tag abaixo:

<font fontName="Courier New" size="7" isBold="false" isItalic="false" isUnderline="false" isStrikeThrough="false" pdfFontName="Helvetica" pdfEncoding="Cp1252" isPdfEmbedded="false"/>

Porém na visualização do relatório no linux é lançado a seguinte exceção:

Estou buscando uma forma de empacotar fontes comuns em minhas aplicações de forma automática para que em execuções no linux não apresentem o erro referenciando uma fonte não instalada.
A principio pensei que adicionar a dependencia do jasperreports-fonts em meu projeto resolveria :

<dependency>
   <groupId>net.sf.jasperreports</groupId>
   <artifactId>jasperreports-fonts</artifactId>
   <version>4.0.0</version>
</dependency>

porém nada mudou ao adicionar esta dependencia, as exceções continuaram a serem lançadas.

Sendo assim, busquei no outra alternativa ao qual encontrei neste link: http://thedevside.blogspot.com.br/2011/05/erro-de-fonte-nao-disponivel-na-jvm-ao.html , porém esta solução parece também não funcionar.
Criei um projeto conforme o link anterior menciona, e com a mesma estrutura e diretórios e arquivos. Porém ao adicionar o projeto no build Path dos meus projetos(Java Desktop) que utilizam jasper
na muda as exceções continuam a ocorrer.
A principio a intenção é pensar em algo automático adicionar alguma dependencia nos projetos ou criar minha própria biblioteca de fontes onde outros sistemas possam adiciona-lo em suas dependencias
e em tempo de execução buscar as fontes desta API quando não possuem as fontes instalados no S.O.

Alguem teria alguma sugestão ou dica pro resolver isto?

A sugestão seria utilizar fontes que o SO possui.